Primeiro ‘Nina Day’ busca reunir meninas praticantes de rugby de todo país

O projeto Nina Rugby, que visa fomentar o rugby feminino de base no Brasil, já tem seu primeiro encontro nacional agendado. O Nina Day, organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em parceria com diversos clubes do país, será realizado no dia 18 de setembro e busca reunir virtualmente até 300 meninas praticantes da modalidade.

Por conta da pandemia, a atividade será realizada via plataforma zoom, para as atletas de sete a 19 anos de todos os clubes do Brasil interessados na participação, além de treinadoras, gestoras e colaboradoras do projeto. A ação é totalmente gratuita.

Para participar, é necessário realizar a inscrição até dia 11.09  pelo link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=pOQyktvZO0-hsV7oY7sfTo4CMMxu92BNg3p4TOI1U5RUNDFROFVRNDA5WDhUSEpFV09VRlREWjlWVC4u

Uma das coordenadoras do projeto, a ex-atleta da seleção Maria Mikaela, a Mika, comentou a expectativa para o primeiro Nina Day. 

“O evento é muito importante para criar uma sensação de unidade e pertencimento das meninas dentro do projeto. Sendo apresentadas às embaixadoras, sendo motivadas. Queremos ter um momento agradável, com diversão e integração. E para que as meninas também possam conhecer um pouco das histórias das veteranas do rugby brasileiro e de como o rugby feminino se desenvolveu aqui”, disse. 

No primeiro Nina Day, as jovens poderão interagir com atletas da seleção brasileira feminina de sevens, além de serem apresentadas às embaixadoras e ao staff do projeto Nina. Elas também participarão de brincadeiras e atividades e dinâmicas em grupo. 

Já estão confirmadas como embaixadoras as primeiras integrantes da seleção brasileira de rugby, como as irmãs Beatriz e Cris Futuro, e Natasha Olsen.

O projeto Nina foi lançado neste ano e envolve oito equipes das cinco regiões do país em um primeiro momento, além de outras 11 equipes convidadas a participar das formações e capacitações do projeto. 

Um dos pilares do projeto visa desenvolver um espaço seguro, utilizando metodologia que atenda as necessidades específicas e as especificidades de gênero, bem como o empoderamento feminino. Fortalecendo, assim, a transição do rugby infantil para juvenil, e do juvenil para o adulto.

Programação Nina Day:
15h às 17h – Infantil/ Meninas de 7 a 13 anos, treinadoras e gestoras
17h às 19h  – Juvenil/Meninas de 14 a 19 anos, treinadoras e gestoras