Brasil enfrenta o Chile neste domingo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby

A seleção brasileira masculina de rugby enfrenta neste domingo (11.07), às 16h (de Brasília), o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby. A partida acontece no estádio Charrua, em Montevidéu (Uruguai), com transmissão ao vivo da ESPN.

 

O duelo é válido pelo triangular sul-americano, que conta também com a seleção do Uruguai. No dia 18, Chile e Uruguai se enfrentam no Charrua, e no dia 25, Brasil e Uruguai fazem a partida final. As duas melhores seleções deste triangular avançam para a terceira fase das Eliminatórias, enfrentando equipes da América do Norte.

A caminhada do Brasil em busca da vaga na Copa começou no dia 26 de junho, com vitória por 29 a 0 sobre o Paraguai. A partida era eliminatória direta, e credenciou os Tupis a seguirem na disputa. O head coach Fernando Portugal analisou o duelo contra os chilenos e as semanas de treinamentos dos Tupis antes do confronto.

“O Chile mudou bastante seu estilo de jogar desde a chegada do Pablo Lemoine. Ele trouxe um espírito bastante lutador, de mais contato, com foco nas plataformas de scrum fixo e maul. O Brasil também passou a trabalhar muito forte com seu scrum fixo, maul e defesa de maul, então será uma briga muito dura neste setor e nos pontos de contato. São jogos duros, com aquela tensão de classificação, onde a partida normalmente se desenha mais fechada”, disse Portugal, que completou.

“O ponto forte no jogo contra o Paraguai foi o equilíbrio emocional, pois no primeiro tempo as coisas não aconteceram bem e eles nunca se desequilibraram. Tivemos semanas com uma preparação muito boa e estamos felizes por viver este momento”, destacou. 

Sistema de disputa

Os Tupis buscam se classificar pela primeira vez à Copa do Mundo de Rugby, terceiro evento esportivo mais visto no mundo. O sistema de classificação é dividido em três fases. Na primeira, em jogo eliminatório direto realizado no último dia 26 de junho, o Brasil superou o Paraguai por 29 a 0 e se credenciou para seguir na disputa.

A segunda fase será no formato triangular, realizado em Montevidéu (Uruguai). Os Tupis encaram o Chile no dia 11 de julho, e o Uruguai, no dia 25 de julho. As duas melhores equipes do triangular sul-americano avançam para a terceira fase das Eliminatórias. O pior colocado no triangular está eliminado.

Na terceira etapa, as duas melhores equipes do triangular enfrentam as duas melhores equipes da América do Norte. O primeiro jogo é entre o melhor classificado da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo.

O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções da Europa, Ásia/Oceania e África.

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase
Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)
Chile W x O Colômbia – 03.07 – Santiago (Chile)
(Seleção colombiana apresentou casos de covid e a seleção chilena foi declarada vencedora por WxO)

Segunda Fase
Brasil x Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.