Confederação Sul-Americana de Rugby divulga datas das eliminatórias à Copa do Mundo

A Confederação Sul-Americana de Rugby confirmou nesta segunda-feira (10.05) as datas das partidas pela Eliminatória à Copa do Mundo de 2023. A Seleção Brasileira Masculina de XV (Tupis) enfrenta na primeira fase da competição a seleção do Paraguai, no dia 26
de junho, em local a definir. No dia 3 de julho, Chile e Colômbia se confrontam, também em local ainda indefinido. A Argentina já está garantida pelo desempenho na última Copa do Mundo de 2019 e não participa das eliminatórias.

Os vencedores destes jogos avançam para a segunda fase das Eliminatórias e duelam entre si no dia 11 de julho. As partidas serão disputadas no formato triangular, todas no estádio Charrúa, em Montevidéu, no Uruguai. A seleção uruguaia jogará contra Chile ou Colômbia no dia 18 de julho. Caso ultrapasse de fase e participe do triangular, os Tupis jogam contra o Uruguai no dia 25 de julho.

As duas melhores equipes do triangular sul-americano prosseguem para enfrentar em playoff as duas melhores equipes da América do Norte.

O primeiro jogo é entre o melhor da América do Sul e o melhor da América do Norte. O vencedor deste jogo se classifica diretamente à Copa do Mundo. O derrotado enfrenta quem ganhar o jogo entre os segundos colocados de cada continente. Quem vencer esse confronto também carimba seu passaporte para a Copa do Mundo. O perdedor ainda tem uma última chance de classificação: disputar uma repescagem mundial em formato quadrangular contra seleções de Europa, Ásia/Oceania e África.

Primeira Fase
Brasil x Paraguai – 26.06 – local a definir
Chile x Colômbia – 03.07 – local a definir

Segunda Fase
Brasil/Paraguai x Chile/Colômbia – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)
Chile/Colômbia x Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)
Brasil/Paraguai x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase
Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
* Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

* O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial
com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão
divulgados pela World Rugby.