World Rugby lança novo planejamento estratégico visando crescimento

A World Rugby, entidade máxima do rugby mundial, lançou nesta quarta-feira (21.04) o planejamento estratégico para o quadriênio 2021-2025. O documento chamado “Esporte Global para Todos – Fiel aos seus Valores” está focado em quatro pontos-chave para o futuro da modalidade: competição, participação, interação e o jogo em si (produto). Para cada item, a entidade definiu metas que refletem as ambições e valores.

Dentro do documento, a preocupação com o bem-estar dos praticantes continua a ser a prioridade número um, sendo destacada logo na abertura. Segundo a World Rugby, serão conduzidas discussões entre a comunidade da modalidade e especialistas independentes para melhorar a segurança dos jogadores, orientados por pesquisas de prevenção sobre lesões, ciência e tecnologia, produzindo campanhas e informando para proteger cada vez mais a integridade dos atletas em todos os níveis. 

BAIXE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPLETO

Paralelamente, a World Rugby irá colaborar com a família global do rugby para evoluir o jogo e garantir que ele seja atraente e relevante para uma nova geração. Isso incluirá projetos para evoluir ainda mais o rugby sevens, aprimorar o jogo da comunidade e desenvolver mais a oferta do rugby sem contato para as nações emergentes na modalidade, onde formatos mais curtos, como Touch and Tag, têm atraído participantes.

Com base no lançamento bem-sucedido da competição internacional feminina WXV, uma liga mundial feminina com três divisões, o planejamento se propõe a avançar e unificar os calendários internacionais masculinos de XV e Sevens. Em parceria com as partes interessadas, a entidade facilitará as discussões e buscará desenvolver uma estrutura de competição mais atraente e uma abordagem unificada para testar o rugby nas janelas de julho e novembro. 

A World Rugby também está revisando o papel e o portfólio de suas competições com o objetivo de aumentar a competitividade global e diversificar as receitas para o esporte. As metas incluem o lançamento de novas competições masculinas e femininas em países emergentes até 2022 para aumentar as oportunidades de competição de alto desempenho, bem como um ecossistema de rugby sevens renovado. 

Em relação à pandemia da COVID-19, o objetivo fundamental para o rugby de base e profissional é permitir que atletas, dirigentes, voluntários e fãs voltem ao jogo de maneira segura em todas as regiões do mundo. Para mitigar o impacto na base e ampliar o desenvolvimento global, a World Rugby trabalhará em parceria com regiões e confederações para reter jogadores, com um foco particular no XV. 

O plano estratégico também reflete o compromisso da World Rugby para o sucesso das mulheres no rugby. A World Rugby aproveitará o progresso que já foi feito em todas as áreas, da liderança à competição, da base ao comercial, e estenderá o sucesso da campanha ‘Try and Stop Us’ para aumentar ainda mais o número de mulheres envolvidas no esporte. A entidade também lançará um novo plano para acelerar a diversidade e inclusão em todos os níveis do jogo, de acordo com as recomendações da ampla revisão das políticas e práticas de governança da organização.

Para promover e aumentar o envolvimento em um mercado onde a competição por atenção aumenta continuamente, a World Rugby facilitará o compartilhamento de conhecimento, bem como a geração de insights e materiais, disponibilizando kits e cases de marketing e comunicação para associações e confederações regionais. A expectativa é de aumento de 10% nos seguidores e fãs globais até 2025. 

A estratégia comercial, de transmissão e de conteúdo será focada no crescimento do público do rugby em todo o mundo, entregando conteúdo atraente e relevante para os fãs e desenvolvendo novas e maiores receitas para reinvestimento no jogo. Isso incluirá a otimização de plataformas digitais, criando interesse e engajamento entre os eventos e garantindo que a percepção e o valor dos dados do público sejam maximizados.

O Presidente Mundial de Rugby, Sir Bill Beaumont, declarou: “O ambicioso Plano Estratégico 2021-25 reconhece os desafios atuais e estabelece um roteiro de longo prazo para apoiar e desenvolver o rugby em todo o mundo. Ele irá focar e nos guiar enquanto trabalhamos para garantir que o jogo seja o mais divertido, acessível, atraente e seguro possível, com o bem-estar do jogador sendo nossa prioridade número um” 

O CEO da World Rugby, Alan Gilpin, acrescentou:“ Neste momento incerto, de tempos desafiadores, nunca foi tão importante mapear uma rota à frente para o esporte. Este novo Plano Estratégico 2021-25 fornece uma estrutura para o desenvolvimento e expansão contínuos do rugby, enquanto nos esforçamos para continuar nossa jornada visando sermos um esporte global para todos. Como uma organização, um esporte e uma família, este plano guiará como enfrentaremos os três ‘Cs’ de Covid, calendário e concussão, e construirá as bases para uma vida mais segura, mais forte e mais sustentável para todos.