Confederação Brasileira de Rugby se une à ONU na campanha Pause

Esporte baseado em fortes valores e que preza pela coletividade, o rugby acaba de se tornar um importante aliado da ONU na luta contra a desinformação sobre a COVID-19. A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vai abraçar a campanha Pause, ação global das Nações Unidas que propõe uma mudança de comportamento e uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação sobre a COVID-19.

Alinhada com os valores do esporte, como integridade, respeito e solidariedade, a campanha Pause contará com o engajamento de atletas das seleções brasileiras feminina e masculina. Eles ajudarão a disseminar mensagens sobre a importância de pausar antes de compartilhar informações. Segundo Eduardo Mufarej, presidente do conselho de administração da CBRu, é fundamental que todos sejam aliados no combate à desinformação “A missão da CBRu é promover o desenvolvimento da cidadania por meio da prática do rugby e da partilha dos seus valores fundamentais, e entendemos que a luta deve ser coletiva, assim como o rugby é”.

A campanha Pause faz parte do projeto Verificado, coordenado no país pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), em nome das Nações Unidas, com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Sobre o Verificado
– O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que salvam vidas e orientações baseadas em fatos e histórias do melhor da humanidade. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. As mensagens são baseadas em três frentes: Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactada. Acesse: www.compartilheverificado.com.br.

Sobre o rugby – O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no país, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) – Fundada em 2010, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. É o órgão máximo do rugby no Brasil, filiada ao World Rugby e ao COB, e responsável pelo alto rendimento, torneios e eventos, desenvolvimento e disseminação do esporte no país. Sob a governança da CBRu estão seis federações estaduais (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), 11 mil atletas federados e 300 agremiações. www.brasilrugby.com.br/ @BrasilRugby (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube)

Foto: Sudamérica Rugby