Além de Yaras, Torneio Valentín Martínez contou com representante brasileira na arbitragem

As Yaras deram um show no Torneio Valentín Martínez ao trazer o 18º título Sul-Americano para o Brasil com seis vitórias em seis jogos de competição, realizados nos dias 28 e 29 de novembro, no Uruguai. Porém, elas não foram as únicas que representaram o rugby brasileiro no torneio. Natasha Olsen, que já disputou sete sul-americanos com as Yaras, fez parte da equipe de arbitragem em Montevidéu.

É importante que o rugby feminino brasileiro esteja representado nos torneios internacionais não apenas pelas Yaras, mas também por mulheres que ocupam outros espaços fundamentais para o rugby, como a arbitragem“, explicou Natasha.

Na edição deste ano do Valentín Martínez, Natasha apitou seis jogos, sendo três jogos por dia. No sábado, ela entrou em campo nos duelos Peru x Paraguai, Paraguai x Uruguai, e Colômbia x Argentina. No domingo, ela apitou Colômbia x Peru, Chile x Costa Rica, e Colômbia x Uruguai (esse último a disputa de 3º lugar).

Estar em um campo de rugby em um ano tão complicado é um grande privilégio e sou muito grata por isso. Apitar o sul-americano é uma responsabilidade grande e também uma grande oportunidade de viver o rugby feminino no seu mais alto nível na América do Sul“, disse Natasha.

Natasha foi jogadora da Seleção Brasileira e foi campeã sul-americana com as Yaras por sete vezes. Porém, já participou do torneios em outras funções também. Em 2004, na Venezuela, ela foi manager da seleção. Também trabalho nas funções de quarto e quinto árbitros no sul-americano que antecedeu os Jogos Olímpicos Rio 2016, torneio em que esteve presente exercendo o mesmo papel.

Como árbitra, já esteve no Uruguai para apitar o sul-americano que também aconteceu dentro de um Valentín Martínez. Outro torneio que atuou foi os Jogos Sul-Americanos de 2018, da Odesur, em Cochabamba, na Bolívia.

Foto: Eugenio Astesiano / Sudamérica Rugby