Sul-Americano 4 Naciones terá brasileiro Cauã Ricardo como árbitro central

O torneio 4 Naciones, campeonato Sul-Americano de 2020, contará com um representante brasileiro na arbitragem. O paulista Cauã Ricardo, de 23 anos, foi selecionado como árbitro central do evento que acontece em Montevidéu (URU) entre os dias 16 e 25 de outubro.

Assim como os Tupis, Cauã também está seguindo o rigoroso protocolo sanitário para a participação na competição, que marcará o retorno do rugby de seleções na América do Sul, durante a pandemia de Covid-19. O torneio também será um marco para a vida do árbitro brasileiro, afinal, essa será a primeira vez que Cauã viaja para um torneio sul-americano adulto para ser árbitro central da competição. “Já fui assistente em outras oportunidades e árbitro central em torneios de sevens e juvenis”, disse.

Cauã conheceu e iniciou no rugby em 2009. Foi por meio do projeto social do São José Rugby, clube pelo qual atuou até 2015. Antes, em 2014,  fez o primeiro curso de arbitragem, mas foi em 2015 que mudou sua trajetória no esporte, deixou de ser jogador para se dedicar com mais profundidade às leis do jogo.

Em 2019, o Brasil não enviou representantes de arbitragem, por isso ter novamente um árbitro brasileiro na lista é um motivo de orgulho aos colegas. “É muito bom o Brasil voltar à primeira cena da arbitragem sul-americana, com o Cauã que certamente está só começando e estimulará novos nomes a aparecerem na arbitragem brasileira.” Explicou Xavier Vouga, responsável pela HP da arbitragem da CBRu.

Foto: Lais Zampiere