ABCD promove 2º Seminário Brasileiro Antidopagem entre 24 e 26 de junho

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza o 2º Seminário Brasileiro Antidopagem entre esta quarta-feira (24.06) e a sexta-feira (26.06). O evento será totalmente online e transmitido pelo Youtube. As inscrições podem ser feitas neste link. A programação tem um tema diferente a cada dia e é direcionada a um público específico, mas a participação é aberta a todos os interessados.

A “sala virtual” será aberta diariamente às 18h30 e a transmissão iniciará ao vivo a partir das 18h45, com as boas vindas oficiais e a sequência de palestras temáticas. Ao fim, haverá espaço para os convidados responderem às perguntas formuladas no ato da inscrição ou durante o chat do Youtube. A previsão de duração do evento é de 1h30 por dia.

O objetivo é levar informação a atletas, familiares, gestores esportivos, comissões técnicas e profissionais da área de saúde. “Queremos proporcionar amplo acesso à informação oficial antidopagem, além de ratificar o nosso compromisso institucional com a disseminação da cultura antidopagem no país de forma coordenada”, ressalta Luísa Parente, secretária da ABCD.

Os palestrantes apresentarão as principais alterações do novo Código Mundial Antidopagem 2021, as campanhas educativas pelo jogo limpo, discutirão as formas de prevenir a dopagem, além de debater a atuação jurídica no processo antidopagem. Ao final do Seminário, os participantes receberão certificado. 

O evento conta com a parceria da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Comitê Brasileiro de Clubes e do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem.

Programação

24/06 – O Controle de Dopagem no Cenário Atual – Pandemia e Jogos de Tóquio
(Atletas, treinadores, gestores esportivos e familiares).

25/06 – Metodologia Aplicada à Lista de Substâncias Proibidas
(Profissionais da área da saúde envolvidos com antidopagem no esporte: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e preparadores Físicos).

26/06 – Principais alterações do Código 2021 e impactos na Gestão de Resultados
(Advogados e gestores esportivos).

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania