Em jogo histórico no Morumbi, Brasil sai na frente e anota três tries, mas leva virada do Barbarians

Nesta quarta-feira (20), o rugby brasileiro mais uma vez fez história! Diante de 15.352 torcedores no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP), o Brasil recebeu a seleção dos melhores do mundo do rugby, o Barbarians, e não se intimidou. O placar final de 47 a 22 para os visitantes, com três tries dos Tupis, reafirma o quanto o país está se desenvolvendo na modalidade.

A partida marcou a despedida da Seleção de Lucas Duque, o Tanque, camisa que vestiu desde 2005. O veterano foi homenageado pelos companheiros e recebeu muito carinho da torcida, que também empurrou os Tupis durante todo o jogo. O Brasil foi o 24º país na história visitado pelos Barbarians, que escolhe a dedo seus adversários e pela primeira vez veio à América do Sul. Grupos de diversos estados aproveitaram o feriado nacional para ver a partida in loco no Morumbi, como as caravanas do Vitória Rugby (ES) e do Niterói Rugby (RJ).

E eles presenciaram um Brasil inspirado, que surpreendeu os melhores do mundo e abriu o placar com try de Maranhão, após dois chutes de Felipe Sancery encobrindo a defesa dos Barbarians. Josh converteu e os Tupis abriram 7 a 0, para delírio da torcida. O fijiano Campese Ma’afu devolveu na mesma moeda, empatando a partida, mas o Brasil voltou a liderar o placar com 10 a 7, após penal convertido por Josh.

A partir daí o jogo do Barbarians encaixou e o argentino Ezcurra anotou o segundo try dos visitantes, e Havili o terceiro, abrindo vantagem para os melhores do mundo. O Brasil, entretanto, não se entregou e mostrou muita força física, para chegar ao seu segundo try com Monstro, não convertido, fechando o placar do intervalo em um surpreendente 19 a 15 para o Barbarians.

No segundo tempo o australiano Cottrell, duas vezes, e o sul-africano campeão mundial Vermaak somaram mais três tries para o Barbarians, mas a torcida brasileira foi ao delírio com um belíssimo try do jovem Felipe Cunha, furando a defesa dos melhores do mundo. Havili marcou o último try do jogo para os visitantes, que fecharam o placar em 47 a 22 após a conversão da lenda irlandesa Rory Best.

A partida contra o Barbarians, apresentada pelo Bradesco, coroou mais uma grande temporada em ascensão dos Tupis, que no último dia 9 superou Portugal pela segunda vez em sua história. A partida teve ainda apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, além de Tim, AccorHotels e Heineken.

Brasil Rugby: Leonel Moreno, Yan Rosetti, Matheus “Blade” Rocha, Wilton “Nelson” Rebolo, Joel Ramirez, Gabriel Paganini, Luiz “Monstro” Viera, Matteo Dell’Acqua, Cleber “Gelado” Dias da Silva, Arthur Bergo, Devon Muller, André “Buda” Arruda, Matheus Augusto de Souza, Felipe Gonçalves, Lucas “Tanque” Duque, Joshua Reeves, Moises Duque, Lorenzo Massari, Felipe Sancery, Daniel “Maranhão” Silva, Daniel Sancery e Lucas “Zé” Tranquez.

Barbarians: Campese MAAFU (Leicester Tigers & Fiji), Andrew MAKALIO (Crusaders), Hencus van WYK (Sunwolves), Tyler ARDRON (Captain) (Chiefs & Canada), Luke JONES (Rebels & Australia), Angus COTTRELL (Rebels), Pete SAMU (Brumbies & Australia), Josh STRAUSS (Stade Francais & Scotland), Jano VERMAAK (Stormers & South Africa), Santiago IGLESIAS (Jaguares & Argentina), Makazole MAPIMPI (Sharks & South Africa), Billy MEAKES (Rebels), Lukhanyo AM (Sharks & South Africa), Bautista EZCURRA (Jaguares & Argentina), David HAVILI (Crusaders & New Zealand), Tendai MTAWARIRA (Sharks & South Africa), Rory BEST (Ulster & Ireland), Wiehahn HERBST (Bulls), Ben LANDRY (USA Eagles), Marco van STADEN (Bulls & South Africa), Joe POWELL (Brumbies & Australia), Mathieu BASTAREAUD (Lyon & France), Dillyn LEYDS (Stormers & South Africa).

Sobre o Barbarians
O Barbarians é o time de rugby mais famoso do mundo e reúne, desde 1890, os grandes jogadores de seleções e clubes. Com estilo único e envolvente, eles conseguiram uma famosa vitória sobre os All Blacks em 1973, com um dos mais memoráveis tries da história do rugby, e sua fama perdura até hoje. Desde 1948, os Barbarians jogaram contra 23 diferentes países. Na última década venceram potências do rugby mundial como: Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul.

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Sigvaris, Pinheiro Neto Advogados e CVC Capital Partners.

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Imagens: João Neto/Fotojump