Rugby brasileiro brilha no fim de semana: Tupis garantem vaga no Pan e Yarinhas vencem o Sul-Americano M18

O fim de semana foi de muitas alegrias para o rugby brasileiros. Jogando em Santiago, no Chile, a Seleção Masculina de Rugby Sevens ficou em segundo lugar no torneio pré-olímpico Sul-Americano, conquistando assim uma vaga no Pan de Lima 2019 e, também, o direito de disputar a repescagem mundial para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A vaga direta ficou com a Argentina, campeã. Também na capital chilena, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens M18 conquistou o título Sul-Americano da modalidade, uma conquista inédita para o Brasil.

Para a Seleção Masculina, o torneio representava a última chance de ir ao Pan de Lima. Com Argentina, Uruguai e Chile já classificados, a disputa direta era contra o Paraguai. E os Tupis não decepcionaram, vencendo na fase de grupos o Uruguai, por 19 a 15, o Chile, por 14 a 0, e a Venezuela, por 55 a 7, no sábado, e a Costa Rica, por 60 a 0, já no domingo. Brasil classificado em primeiro, no grupo B, com o Chile em segundo lugar. Argentina e Paraguai classificados no grupo A.

Na semifinal, em confronto direto pela vaga nos Pan, o Brasil venceu o Paraguai, por 14 a 12, em uma partida duríssima. Com a vage em Lima garantida, os Tupis tentavam também a classificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mas, na grande final, a experiência da Argentina falou mais alto e os Pumas garantiram o título e a vaga, ao vencer o Brasil por 26 a 0. Brasileiros, em segundo, e Chilenos, que ficaram em terceiro, garantiram vaga no torneio de repescagem mundial para as Olimpíadas.

Já a Seleção Feminina M18 conquistou pela primeira vez o título Sul-Americano, neste que foi o segundo torneio da categoria na história. A campanha invicta das brasileiras teve vitórias por 32 a 10 sobre o Chile e 17 a 0 sobre a Argentina, no primeiro dia, 26 a 7 sobre o Paraguai e 24 a 15 sobre a Argentina, novamente, na final, já no segundo dia de competições.

Foto: Sergio Maureira