Brasil vence o Canadá pelo Americas Rugby Championship

O rugby brasileiro escreveu mais uma importante página em sua história neste sábado (9), ao derrotar o Canadá por 18 a 10 pela segunda rodada do Americas Rugby Championship. A partida foi disputada no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), e marcou a segunda vitória dos Tupis sobre o forte adversário. Josh Reeves foi o grande nome do jogo, com seis penais anotados, marcando todos os pontos do Brasil.

“Foi uma vitória muito importante, para tirar as dúvidas do jogo da semana passada, contra a Argentina. E também para dar confiança pra gente para o próximo jogo, contra os Estados Unidos, fora de casa”, disse o capitão, Felipe Sancery, após a partida.

A grande estrela da partida, Josh, também comentou a vitória: “estou me sentindo muito confiante, tenho treinado muito durante a semana. E aí no jogo é só relaxar e chutar. Hoje teve pouco vento, o que também me ajuda. E, por fim, posso dizer que quando o time está dominante, como foi hoje, também facilita, porque tira a pressão das minhas costas”.

O jogo
A partida no Martins Pereira começou com os canadenses pressionando o Brasil. Logo no primeiro lance, o camisa 15, Theo Sauder, converteu um penal, abrindo o placar para os visitantes, com 3 a 0. Na jogada seguinte, o mesmo Theo Sauder arrancou pelo meio e fez também o primeiro – e único – try do jogo, convertendo o mesmo, abrindo 10 a 0 para o Canadá.

A partir daí o Brasil cresceu no scrum e empurrou o Canadá para a defesa. E a estrela de Josh Reeves brilhou. Em uma sequência de penais, o camisa 10 do Brasil converteu três e recolocou os Tupis no jogo, encostando no placar, com 10 a 9 para os visitantes no intervalo.

A conversa no vestiário fez bem ao Brasil, que voltou pressionando. E, novamente, Josh marcou para os Tupis, com mais três penais convertidos com perfeição, de diferentes posições e distâncias, abrindo 18 a 10. A partir daí os Tupis administraram a vantagem e seguraram as poucas investidas do Canadá no ataque, mantendo o placar até o final da partida.

Esta foi a segunda vitória dos brasileiros contra o Canadá e a primeira dos Tupis na temporada 2019 do Americas Rugby Championship, o principal torneio da modalidade no continente. Com isso, a equipe chegou aos 4 pontos ganhos, no quarto lugar do torneio.

Na primeira rodada do Brasil caiu para a Argentina por 54 a 3, em partida realizada no campo do Neuquén Rugby Club, na Argentina. O próximo desafio dos Tupis será contra os Estados Unidos, fora de casa, no sábado (16).

Americas Rugby Championship – 2ª rodada
Brasil 18 x 10 Canadá
Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos/SP
Pontos:
Brasil: Josh Reeves (penal, 6x)
Canadá: Theo Sauder (penal e try, convertido)

Imagem: Marcello Zambrana/Fotojump