Fase de grupos da Taça Tupi começa a todo vapor

Seis jogos abriram no último sábado, dia 29, a fase de grupos da Taça Tupi, a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. O destaque da rodada ficou por conta do clássico fluminense que terminou com a vitória do tradicional Niterói Rugby (RJ) sobre o Guanabara (RJ) por 33 a 30, em duelo válido pelo grupo B da competição. O resultado teve sabor de revanche para a tradicional equipe niteroiense, que havia perdido para o rival na decisão do Campeonato Estadual do Rio e agora já larga na liderança, com cinco pontos. Na mesma chave, o BH (MG) derrotou o Rio Rugby (RJ) na casa do adversário: 21 a 10.

No grupo A, o estreante Templários (SP), jogando como mandante, obteve a vitória por maior margem na rodada. Fez 35 a 14 sobre o Rio Branco (SP) e divide a liderança com o Band Saracens (SP), que foi a Londrina e superou o Pé Vermelho (PR): 34 a 20.

No grupo C, o Joaca (SC), jogando em Florianópolis, conseguiu sair com a vitória no confronto mais apertado do sábado: 14 a 12 sobre o San Diego (RS). Já o Charrua venceu o Chapecó por 30 a 15, na casa do adversário.

Nesta fase de grupos, a Taça Tupi terá 12 equipes divididas em três chaves de quatro cada. Todos jogam entre si, com partidas de ida e volta, valendo classificação para as semifinais. Nesta temporada, o torneio valerá oito vagas na primeira divisão de 2018, quando o Super 8 terá um novo formato, com 16 equipes participantes.

A fase de grupos da Taça Tupi vai até o começo de setembro, mês em que serão disputadas as semifinais e a final, prevista para o dia 16. Confira os resultados completos da rodada de abertura da Fase de Grupos:

Taça Tupi – Fase de Grupos – 1ª Rodada

GRUPO A

Templários (SP) 35 x 14 Rio Branco (SP)

Pé Vermelho (PR) 20 x 34 Band Saracens (SP)

GRUPO B

Rio Rugby (RJ) 10 x 21 BH (MG)

Guanabara (RJ) 30 x 33 Niterói (RJ)

GRUPO C

Chapecó (SC) 15 x 30 Charrua (RS)

Joaca (SC) 14 x 12 San Diego (RS)

Imagem: Felipe Azevedo