Seleção brasileira feminina de Beach Rugby conquista o tricampeonato do Super Desafio BRA

Neste sábado (17), numa tarde chuvosa de temperatura amena na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, as Tupis mantiveram a invencibilidade no torneio internacional Super Desafio BRA. A vitória do tricampeonato se consagrou após quatro vitórias, duas contra o Chile e duas contra o Uruguai. As chilenas ficaram com a prata somando duas vitórias e duas derrotas e em terceiro o Uruguai, que não somou pontos na competição.

“O campeão é o mesmo, a praia é diferente, o clima não ajudou muito … faltou um pouco de sol para dar praia, mas a gente conseguiu fazer o nosso papel que é ser campeã e deixar o título aqui no Brasil”, comenta Edinha, capitã da seleção verde e amarela.

No confronto masculino, os uruguaios ficaram com o ouro. No último jogo da competição, contra o Chile, entraram em quadra podendo perder por até dois pontos. Mesmo assim, ‘Los Teros’ (os quero-queros) partiram para o ataque e fecharam a partida em 7 a 5, se consagrando campeões da terceira edição deste torneio internacional.

“Foi a primeira vez que a maioria de nós jogou na areia, não foi fácil, mas nos adaptamos rapidamente e vamos seguir treinando para voltar no ano que vem. A sensação de ser campeão com o Uruguai é o máximo, queremos repetir isso”, avalia o camisa 8 da seleção azul e branca, Mauro Daverio.

O Super Desafio BRA foi organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). O torneio tem patrocínio do Banco Bradesco e da Total E&P do Brasil. “Fazer um evento com seleções internacionais gratuitamente numa praia carioca é uma das melhores ferramentas para a disseminação do esporte. E demonstra que nós estamos integralmente focados neste objetivo”, afirma Agustin Danza, CEO da CBRu.

Campeonato Fluminense 2016:
No torneio estadual, o Niterói foi o grande campeão do dia, conquistando três títulos. No juvenil, M19, ficou em primeiro lugar tanto no masculino quanto no feminino – título este dividido com o Guanabara. E, após o try de ouro, o trófeu fluminense da competição adulta também ficou nas mãos das meninas niteroienses. No masculino adulto, o Rio Rugby ficou com o título.

Resultado dos jogos do Super Desafio BRA, no feminino:
Uruguai 01 x 06 Chile
Chile 2 x 06 Brasil
Uruguai 00 x 08 Brasil
Uruguai 03 x 07 Chile
Chile 04 x 05 Brasil
Uruguai 02 x 06 Brasil

E no masculino:
Chile 07 x 04 Brasil
Brasil 2 x 11 Uruguai
Chile 03 x 06 Uruguai
Chile 5 x 04 Brasil
Brasil 02 x 05 Uruguai
Chile 05 x 07 Uruguai

Fotos (João Neto/FotoJump)