Na abertura do Super 8, Desterro faz grande exibição e assume a ponta do campeonato

O melhor do rugby XV masculino brasileiro está de volta. O Super 8 – Divisão de Elite da modalidade no País – deu o pontapé inicial, no último sábado (16), repleto de jogos emocionantes e belos tries. Na primeira rodada, o Desterro não deu chances para o SPAC e já assumiu a liderança da competição, enquanto São José e Niterói fizeram o apertado ‘duelo de campeões’.

Em casa e com o apoio da torcida, o Desterro venceu o SPAC por 53 a 7 e iniciou bem a temporada em busca do quarto título nacional da agremiação. Os catarinenses souberam dominar as ações ofensivas e defensivas e mostraram grande variedade de jogadas. A equipe ainda faturou o bônus de ataque por conta da quantidade de tries marcados.

Campeões do Super 8 e Taça Tupi, São José e Niterói, respectivamente, fizeram um embate bem disputado e de reviravoltas no duelo. Os joseenses abriram 10 a 0 no marcador na etapa inicial, contudo, sofreram a virada antes dos primeiros 40 minutos. A reação rápida diante dos cariocas fez efeito e os paulistas conseguiram ir ao intervalo novamente à frente.

Disputado, o confronto contou com a inspiração de Grilo, que fez a diferença ao São José em conversões e penais. O duelo terminou em 23 a 16 para os joseenses, que buscam a manutenção do título do Super 8 na região do Vale do Paraíba.

Fora de casa, o Pasteur foi o único visitante ‘indigesto’ da rodada. Os paulistas venceram o Bandeirantes Saracens por 14 a 8, no clássico estadual, em jogo duro e de grande disputa física. Por fim, o Curitiba derrotou o Farrapos por 17 a 3, no confronto entre times do sul do País.

O Super 8 reúne as oito melhores agremiações de Rugby XV do País. As equipes disputarão 14 partidas cada, em sistema de turno e returno. Os dois primeiros colocados fazem a final da competição, no dia 12 de novembro, em campo com mando da Confederação Brasileira de Rugby. O último na classificação é rebaixado, enquanto o penúltimo encara o vice-campeão da Taça Tupi. O vencedor deste confronto tem direito a disputar o Super 8 de 2017.

Antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, três rodadas serão disputadas. O torneio retornará em 20 de agosto, após a participação das seleções verde e amarela no maior evento multiesportivo do mundo. Os ingressos para os são gratuitos para torcer e incentivar as agremiações no Super 8. Confira, abaixo, a tabela e a classificação após a primeira rodada da competição:

Curitiba 17 x 03 Farrapos
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 14h30
Local: Secretária de Esportes (Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020 – Capão da Imbuía – Curitiba (PR))
Árbitro: Henrique Platais

São José 23 x 16 Niterói
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: CT Ange Guimerá (Endereço: Rua Water Dellu, 57 – Parque Residencial União – São José dos Campos (SP))
Árbitro: Mariano Goycoechea

Desterro 53 x 07 SPAC
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: Campus UFSC Fazenda da Ressacada (Endereço: Rua José Olímpio da Silva, 1.100 –Tapera – Florianópolis (SC))
Árbitro: Xavier Vouga

Bandeirantes Saracens 08 x 14 Pasteur
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: Clube de Campo da Sociedade Esportiva Palmeiras (Endereço: Av. Professor Hermann Von Lhering, 6.300 – Parelheiros – São Paulo (SP))
Árbitro: Marcelo Toscano