Com ‘duelo de campeões’, Super 8 dá pontapé inicial neste final de semana

Emoção, adrenalina e grandes jogadores. As oito melhores equipes do Brasil entram em campo, a partir deste sábado (16), em busca do cobiçado título do Super 8 (Divisão de Elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV). Campeão em 2015, o São José recebe o recém-promovido da Taça Tupi, Niterói, em casa.

Os joseenses estão animados para a manutenção do título na região do Vale do Paraíba. Na última temporada, a equipe conquistou 12 vitórias em 16 confrontos e anotou quase 350 pontos ao longo da competição.

O Niterói, adversário da equipe paulista, ingressou no Super 8 após vencer a Taça Tupi, Divisão de acesso à elite do rugby XV masculino. O time carioca chega credenciado ao torneio após campanha invicta e quase 400 pontos marcados.

Vice-campeão, o Curitiba quer retomar o título que deixou escapar em 2015. Os paranaenses fazem o jogo diante de outro adversário da região sul, o Farrapos. Representante de Santa Catarina, o Desterro mede forças diante do tradicional SPAC, diante de sua torcida.

No Clube de Campo da Sociedade Esportiva Palmeiras, Bandeirantes Saracens e Pasteur fazem o duelo paulista da rodada. Na última temporada, o Band teve uma grande arrancada e chegou até a semifinal da competição, enquanto o adversário ficou na parte intermediária da tabela.

O Super 8 reúne as oito melhores agremiações de Rugby XV do País. As equipes disputarão 14 jogos cada, em sistema de turno e returno. Os dois primeiros colocados fazem a final da competição, no dia 12 de novembro, em campo com mando da Confederação Brasileira de Rugby. O último na classificação é rebaixado, enquanto o penúltimo encara o vice-campeão da Taça Tupi. O vencedor tem direito a disputar o Super 8 de 2017.

Antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, três rodadas serão disputadas. O torneio retornará em 20 de agosto, após a participação do Brasil no maior evento multiesportivo do mundo.

Os ingressos para os confrontos são gratuitos. Confira, abaixo, a tabela da primeira rodada da competição:

Curitiba x Farrapos
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 14h30
Local: Secretária de Esportes (Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020 – Capão da Imbuía – Curitiba (PR))
Árbitro: Henrique Platais

São José x Niterói
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: CT Ange Guimerá (Endereço: Rua Water Dellu, 57 – Parque Residencial União – São José dos Campos (SP))
Árbitro: Mariano Goycoechea

Desterro x SPAC
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: Campus UFSC Fazenda da Ressacada (Endereço: Rua José Olímpio da Silva, 1.100 – Tapera – Florianópolis (SC))
Árbitro: Xavier Vouga

Bandeirantes Saracens x Pasteur
Data/horário: 16 de julho de 2016, às 15h
Local: Clube de Campo da Sociedade Esportiva Palmeiras (Endereço: Av. Professor Hermann Von Lhering, 6.300 – Parelheiros – São Paulo (SP))
Árbitro: Marcelo Toscano