Copa do Mundo de Rugby terá seu maior clássico na final: All Blacks contra Springboks

Nova Zelândia (All Blacks) e África do Sul (Springboks) farão a grande final da Copa do Mundo de Rugby de 2023, que está sendo jogada na França. Nas semifinais, a Nova Zelândia venceu a Argentina na sexta e a África do Sul superou a Inglaterra no sábado

 

No dia 28 de outubro, Nova Zelândia e África do Sul irão a campo em Paris para decidirem o título da 10ª edição da Copa do Mundo de Rugby, considerada uma das mais importantes competições esportivas do planeta, jogada de quatro em quatro anos. Os dois times são os maiores campeões mundiais, com três conquistas cada (a Nova Zelândia foi campeã em 1987, 2011 e 2015 e a África do Sul em 1995, 2007 e 2019), e o jogo definirá quem será o primeiro e único tetracampeão mundial.

Na sexta-feira, a Nova Zelândia se impôs na primeira semifinal contra a Argentina, que era azarona na competição. Foi o único jogo desequilibrado do mata-mata, com os All Blacks superando os Pumas argentinos por 44 a 6, em jogo no qual a Argentina não conseguiu nenhum try e viu a Nova Zelândia cruzar seu in-goal 7 vezes. Will Jordan, com 3 tries na partida, igualou o recorde mundial de 8 tries na mesma edição da Copa do Mundo, marca que jamais foi superada na história.

No sábado, foi a vez de África do Sul e Inglaterra reeditarem na a final da Copa do Mundo de 2019. A segunda semifinal foi a mais emocionante, com os ingleses liderando o placar durante a maior parte do jogo. Os ingleses abriram 6 a 0 com dois penais certeiros no começo do jogo e seguiram com essa margem até o intervalo, com o placar em 12 a 6. O segundo tempo começou com Owen Farrell chutando difícil drop goal para abrir 15 a 6 pra os ingleses. A África do Sul conseguiu a reação incrível apenas nos minutos finais. Com 11 minutos para o fim, Snyman marcou o único try do jogo, deixando os Springboks apenas 2 pontos atrás no placar. Aos 78 minutos, veio a épica virada, com Handré Pollard chutando penal de 49 metros, friamente, para dar a vitória aos sul-africanos: 16 a 15.

Maiores campeões da Copa do Mundo de Rugby, Nova Zelândia e África do Sul fazem o clássico de maior rivalidade do esporte. Até hoje, a única Copa do Mundo cuja final opôs os dois gigantes foi a de 1995, famosa por ser a primeira na África do Sul, logo após o fim do regime racista do apartheid e a eleição de Nelson Mandela à presidência do país. O título dos Springboks naquela oportunidade uniu o país e é até hoje lembrado como uma das imagens mais fortes do esporte mundial.

Em 2023, Nova Zelândia e África do Sul já duelaram duas vezes. A primeira, em julho, teve vitória dos All Blacks, 25 a 20, decidindo o título do Rugby Championship, a competição anual jogada entre as grandes seleções do hemisfério sul. A segunda, em agosto, foi um amistoso em Londres que terminou com a maior vitória da história dos Springboks sobre os rivais, 35 a 7. Os All Blacks, no entanto, se reergueram da derrota e chegaram à final do Mundial. A África do Sul buscará igualar a própria Nova Zelândia como a única seleção a vencer duas edições seguidas do Mundial, feito que os neozelandeses conseguiram uma vez, em 2011 e 2015.

A Copa do Mundo de Rugby está sendo exibida no Brasil pelos canais ESPN e Star+.

 

O que é o Rugby?

O Rugby tem duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. A Copa do Mundo de Rugby é disputada na modalidade de 15 jogadores, com as partidas jogadas em 2 tempos de 40 minutos cada. A principal forma de pontuação é o try, que vale 5 pontos e consiste em se apoiara bola no chão na zona de in-goal, isto é, no fundo do campo. Após o try, a equipe que pontuou tem direito a um chute de conversão, isto é, a um chute entre os postes, que têm formato de “H”, valendo 2 pontos. Um chute ao “H” a partir de um penal vale 3 pontos, assim como o drop goal, que é um chute ao “H” dando com andamento. No Rugby, apenas o atleta com a bola em mãos pode ser derrubado e o jogo é marcado pelo respeito entre os atletas e com a arbitragem.

“O Rugby é um esporte apaixonante, muito dinâmico, de conquista territorial e criação de espaços. Apesar do intenso contato físico, o jogo é muito legal e com regras que buscam zelar pela integridade dos atletas”, comentou Victor Ramalho, comentarista de rugby dos canais ESPN e Star+.

 

Classificação final da fase de grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2023 (após 4 jogos por time)

Grupo A: 1 🇫🇷França (18 pontos), 2 🇳🇿Nova Zelândia (15 pontos), 3 🇮🇹Itália (10 pontos), 4 🇺🇾Uruguai (5 pontos), 5 🇳🇦Namíbia (0 pontos)
Grupo B: 1 ☘️Irlanda (19 pontos), 2 🇿🇦África do Sul (15 pontos), 3 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿Escócia (10 pontos), 4 🇹🇴Tonga (5 pontos), 5 🇷🇴Romênia (0 pontos)
Grupo C: 1 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿Gales (19 pontos), 2 🇫🇯Fiji (11 pontos), 🇦🇺Austrália (11 pontos), 4 🇵🇹Portugal (6 pontos), 5 🇬🇪Geórgia (3 pontos)
Grupo D: 1 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿Inglaterra (18 pontos), 2 🇦🇷Argentina (14 pontos), 3 🇯🇵Japão (9 pontos), 4 🇼🇸Samoa (7 pontos), 5 🇨🇱Chile (0 pontos)
Vitória = 4 pontos | Empate = 2 pontos | Derrota por até 7 pontos de diferença = 1 ponto | Derrota maior que 7 pontos = 0 pontos | Equipe que marca 4 ou mais tries no jogo = 1 ponto extra

 

Mata-mata

Quartas de final

14 de Outubro (Sábado) – 12h00 – Gales 17 x 29 Argentina | 16h00 – Irlanda 24 x 28 Nova Zelândia

15 de Outubro (Domingo) – 12h00 – Inglaterra 30 x 24 Fiji | 16h00 – França 28 x 29 África do Sul

 

Semifinais

20 de Outubro (Sexta) – 16h00 – Nova Zelândia 44 x 06 Argentina

21 de Outubro (Sábado0 – 16h00 – Inglaterra 15 x 16 África do Sul

 

Final

27 de Outubro – 16h00 – 3º lugar – Argentina x Inglaterra

28 de Outubro – 16h00 – Final – Nova Zelândia x África do Sul

 

Foto: África do Sul está na segunda final de Copa do Mundo consecutiva – Foto: Rugby World Cup / Divulgação