Vem aí o 1º Fórum de Lideranças do Rugby Feminino Nacional

Fórum reúne lideranças do rugby brasileiro feminino no dia 26 de novembro em São Paulo e mais sobre o fórum será levado para a comunidade após o evento

 

O dia 26 de novembro será um marco para o desenvolvimento do rugby feminino brasileiro por conta da realização do 1º Fórum de Lideranças do Rugby Feminino Nacional, apoiado pelo World Rugby e pela ChildFund. O evento ocorrerá em São Paulo, na sede da Confederação Brasileira de Rugby, e contará com a participação de nada menos que 25 líderes identificadas no rugby nacional, vindas de todas as 5 regiões e de 11 estados diferentes.

O Fórum faz parte da iniciativa global do World Rugby, a federação internacional, chamada Grassroots to Global Series, que promove eventos como esse em mais de 30 países, com o intuito de apoiar ações nacionais, regionais e globais em prol do desenvolvimento do rugby feminino.

O principal objetivo do Fórum é mapear e debater o desenvolvimento do rugby feminino, a fim de produzir um conjunto de ações claras e coordenadas nos níveis de base e nacional que apoie a ambição da World Rugby de equidade de gênero dentro e fora do campo. Ao final deste Forum cada região participante terá desenvolvido uma Proposta de Projeto, com o intuito de ser implementada de volta em sua região juntamente com outras jovens líderes femininas.

“É um marco para o rugby feminino este evento, somos as primeiras da América do Sul a recebê-lo e foi muito gratificante. É um legado da Copa do Mundo realizada neste ano e que levou à World Rugby a criar ações para desenvolver o rugby em países emergentes do rugby”, comentou Maria Mikaela Pitta, a “Mika”, coordenadora do Fórum.

 

Rugby feminino no centro do desenvolvimento do rugby nacional

A organização do Fórum ocorre em momento especial para o rugby feminino brasileiro. O evento encerra um mês histórico no qual pela primeira vez a Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV realizou partida oficial em casa, ao enfrentar a Colômbia em Mogi das Cruzes. O jogo marcou o início de um trabalho que busca levar o Brasil ao WXV (a nova liga mundial da categoria) e à Copa do Mundo de 2025, a primeira a ter vaga direta para a América do Sul. O Fórum também será realizado uma semana antes da estreia da Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens na temporada 2022-23 do Circuito Mundial, que valerá classificação aos Jogos Olímpicos de 2024. A participação brasileira marca a quarta vez na qual as Yaras estão na elite do rugby sevens mundial.

Além disso, o Fórum terá conexão direta com o Projeto Nina, o projeto nacional da Brasil Rugby que busca desenvolver o rugby feminino na categoria de base e formar jovens lideranças para a categoria por todo o país.

 

Participantes:

Ciana Alves Goicochea (RS) (representante brasileira no fórum Grassroots to Global realizado na Nova Zelândia, durante a Copa do Mundo)
Aurelia Mendes Pereira (BA)
Clari Couto de Oliveira (BA)
Érica Vieira dos Santos (PI)
Danyela Alves da Silva (GO)
Mallaury Agnés Chatron (MT)
Jacqueline Ellen Pinheiro Gomes (PA)
Maria Roberta P. R. Gondim (RS)
Camila Borges Muller (RS)
Margrith Weiss Klauberg (PR)
Camila Ferro (SC)
Jaqueline Ap Ferreira Prado (SP)
Deborah Letícia Godinho Ciarla (RJ)
Dara Silva e Charife (SP)
Mariana Barbosa Ramalho (SP)
Bruna Lotufo (SP)
Marcia Muller (SP)
Rafaela Turola (SP)
Fernanda Gerevine Pereira (SP)
Karolina Ribeiro Bedoia (SP)
Bianca Menine (SP)
Milena Malavazi Romão (SP)
Marcela Coffacci de Lima Viliod (árbitra) (SP)
Lilian Aparecida de Oliveira (SP)
Amanda de Mello Paula (MG)