Wilton “Nelson” Rebolo, dos Tupis, é campeão da Major League Rugby

No último sábado (25), a Major League Rugby (a liga profissional da América do Norte) viveu a grande final de sua temporada 2022 com o Rugby New York recebendo o Seattle Seawolves. Jogando na Red Bull Arena, o New York fez história ao se tornar o primeiro time da Conferência Leste a ser campeão da MLR após vitória por 30 a 15.

Vestindo a camisa 3 titular de New York estava um brasileiro: Wilton “Nelson” Rebolo, com 28 jogos oficiais pela Seleção Brasileira, formado pelo Mastodontes de Catanduva e com passagens por Pasteur, Bandeirantes e São José. Em 2020, o primeira linha dos Tupis se transferiu ao Austin, da MLR, e em 2021 assinou com o New York. Em sua segunda temporada pela franquia novaiorquina,

Rebolo se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga norte-americana, uma das ligas emergentes do rugby mundial. Ao longo da temporada 2022, Rebolo disputou 15 das 19 partidas da campanha do título, marcando 1 try. Na grande final, o jogador dos Tupis começou a partida como titular e esteve em campo nos dois primeiros tries de New York. A seu lado, estiveram em campo pelos campeões nada menos que três jogadores que fizeram história com os All Blacks, a seleção da Nova Zelândia: Andy Ellis, campeão do mundo em 2011, Waisake Naholo e Nehe Milner-Skudder, campeões do mundo em 2015.

Seattle venceu a temporada inaugural da liga em 2018 e repetiu o feito em 2019. Em 2020, a MLR teve sua temporada cancelada por conta da pandemia, ao passo que em 2021 o título foi de Los Angeles.