Copa Cultura Inglesa de Rugby reúne 10 seleções juvenis nas categorias masculina e feminina

As meninas do Melina soltaram seu primeiro grito de “somos campeãs brasileiras” ao vencer as adversárias do Band Saracens por 5 a 0, em partida disputada hoje (12) pelo BR Sevens, no estádio Martins Pereira, na cidade paulista de São José dos Campos. Na final masculina, o Pasteur levou a melhor sobre os anfitriões do São José ganhando por 10 a 5, graças a um “try de ouro” de Thiago Maihara, pois o jogo já estava na prorrogação.

Transmitido pelo Canal Olímpico, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o torneio marcou o retorno dos clubes às competições nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), após longa paralisação imposta pelas restrições da pandemia. Os títulos têm um sabor especial para ambos os vencedores. A equipe mato-grossense Melina é a primeira do Centro-Oeste a erguer um troféu nacional. E o tradicional Pasteur, que já ganhou duas vezes o Brasileiro na modalidade XV, faturou pela primeira vez o nacional de sevens.

“O momento é de celebrar essa grande festa em um dos templos do rugby brasileiro que é São José dos Campos. O ano foi muito difícil por causa da pandemia e ainda precisamos nos manter vigilantes. Nossa meta é seguir contribuindo com a evolução do rugby nos clubes que são a grande força da nossa base. Agradecemos aos clubes, jogadores, profissionais, COB, TVN Sports, Prefeitura de São José do Campos e todos os colaboradores para o sucesso deste evento tão aguardado pela comunidade do rugby”, comentou Mariana Miné, CEO da CBRu.

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) realizará mais uma edição da Copa Cultura Inglesa, tradicional competição do calendário juvenil da modalidade, nos dias 18 e 19 de dezembro, no Volkswagen Clube em Taubaté (SP).

Além da Cultura Inglesa, o torneio conta com apoio de Bradesco, TIM, Évora, Taesa e Comgas e será transmitido, sempre das 9h às 17h, nos canais de Youtube e Facebook da CBRu (@brasilrugby).

A CBRu confirma que o público poderá conferir presencialmente o torneio, depois de autorização das autoridades locais. O protocolo sanitário exige que o público apresente o comprovante de vacinação completa para adentrar a arquibancada.

A edição 2021 da Copa Cultura Inglesa contará com a participação de 10 seleções regionais: Vale do Paraíba (SP), Interior de São Paulo, São Paulo Capital, Minas Gerais, Bahia, Centro-Oeste, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Os confrontos serão divididos em quatro categorias: Masculino M19 ou SUB19, Masculino M17, Feminino M19 e Feminino M17.