Yaras vencem Sul-Americano invictas e garantem vaga na Copa do Mundo de Sevens 2022

As Yaras ratificaram sua hegemonia no continente ao bater a Colômbia por 36 a 5 na final do Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens – Valentin Martínez 2021, em partida realizada hoje (13) à tarde no estádio do Carrasco Polo Club, em Montevidéu. Ainda mais importante, as duas seleções garantiram participação na Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. As Yaras já estiveram como única representante sul-americana nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco) e agora irão acompanhadas das Las Tucanes colombianas.

Comandada pelo head coach Willian Broderick e pela capitã Luiza Campos, a seleção brasileira fez um torneio quase perfeito, com seis vitórias sem jogos, 264 pontos marcados dentro de campo, 42 tries e 27 conversões. Apenas Colômbia (5), Uruguai (12) e Argentina (12), que terminou em terceiro lugar no torneio, conseguiram vencer a defesa brasileira e anotar pontos.

Semifinais – Depois de vencer Las Teras do Uruguai na quarta rodada por 28 a 12, em uma das partidas mais duras do torneio, as Yaras não deram chance alguma ao Paraguai na semifinal e atropelaram Las Yacarés por 57 a 0. Um jogo praticamente perfeito das favoritas brasileiras, em que o largo placar foi construído por meio de solidez defensiva, várias recuperações de bola, troca rápida de passes e muita velocidade por todos os espaços do campo.

Na outra semifinal, a surpreendente Colômbia virou um jogo aparentemente perdido contra a Argentina, nos últimos dois minutos, com tries de Leidy Soto e Laura Diosa. A diferença mínima no placar (15×14) colocou Las Tucanes ao lado do Brasil na final e na Copa do Mundo, para desolação das incrédulas Las Yaguaretés portenhas, que tiveram o controle durante maior parte do tempo, sobretudo com a veloz abertura Sofia Gonzalez.

Final – A final foi mais uma comprovação do favoritismo das Yaras no torneio. Nos primeiros sete minutos (duração de cada tempo na modalidade sevens), a equipe brasileira impôs seu rugby mais aguerrido, dinâmico e criativo, marcando cinco tries com Thalia Costa (3), Mariana Nicolau e Bianca Silva, além das conversões de Raquel Kochhann e Isadora “Izzy” Cerullo.

Na etapa final, a folga no placar foi preservada uma disciplina defensiva que chamou a atenção ao longo do torneio. Apesar dos penais cometidos, decorrentes da forte luta pela bola, as Yaras ainda marcaram um try com Marcelle Souza, completado por Izzy. No fim da partida, Leidy Soto marcou o try de honra das colombianas.

Declarações – “A partir da semifinal contra o Paraguai conseguimos colocar tudo que desenvolvemos nos últimos dois anos. Bom lembrar que a equipe não é formada somente por 12 atletas. Temos mais de 20 atletas em São Paulo que treinam forte todos os dias. Fomos dominantes na defesa ao longo do torneio e isto me deixou muito tranquilo”, observou o treinador William Broderick.

“Acredito que mantivemos o domínio porque treinamos forte há um bom tempo e também por renovar o grupo dando oportunidade para novas jogadoras que somam outras qualidades à equipe”, analisa a ponta Thalia Costa, que marcou 16 tries e foi um dos destaques do Sul-Americano.

“Agradeço ser reconhecida pelo desempenho, mas nosso resultado é coletivo, vem de um trabalho forte com um grupo bem numeroso de atletas. Estamos muito contentes em representar mais uma vez o rugby sul-americano na Copa do Mundo e poder compartilhar os aprendizados do alto rendimento com as demais seleções do nosso continente”, disse Bianca Silva (foto acima), eleita pela Sudamérica Rugby como a melhor jogadora da competição.

 

 

Campanha invicta do Brasil no Sul-Americano 2021

 

Jogos – 12 de novembro

Brasil 59 x 0 Costa Rica

Brasil 55 x 0 Guatemala

Brasil 29 x 12 Argentina

 

Jogos – 13 de novembro

Brasil 28 x 12 Uruguai

Brasil 57 x 0 Paraguai (semifinal)

Brasil 36 x 5 Colômbia (final)

 

 

Atletas convocadas

1- Luiza Campos (capitã) – 31 anos – Charrua (RS)

2- Raquel Kochhann – 29 anos – Charrua (RS)

3- Mariana Nicolau – 23 anos – São José (SP)

4- Isadora Cerullo – 30 anos – Niterói Rugby (RJ)

5- Marina Fioravanti – 28 anos – Band Saracens (SP)

6- Bianca Silva – 23 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

7- Thalia Costa – 24 anos – Delta Rugby (PI)

8- Aline Furtado – 26 anos – Rugby USP (SP)

9- Silvana Santos – 20 anos – Leoas de Paraisópolis (SP)

10- Andressa Alves – 20 anos – Charrua (RS)

11- Marcelle Souza – 25 anos – Charrua (RS)

12- Gabriela Lima – 27 anos – Charrua (RS)