Brasil XV começa na frente, mas toma virada e perde para o Uruguai XV na estreia do Sul-Americano

O Brasil XV estreou no Sul-Americano 4 Naciones neste sábado (17) diante do Uruguai XV, no Estádio Charrua. Os brasileiros conseguiram ter um bom início de partida com pontuações importantes em dropgoals e penais, mas no segundo período viram os uruguaios virar o jogo para vencer a partida por 25 a 17.

Essa foi a primeira partida do Brasil no torneio. O Sul-Americano 4 Naciones também conta com Chile XV e Argentina XV. A competição é disputada em formato de pontos corridos e todas as equipes jogam contra todas para definir o campeão. A próxima partida do Brasil acontece na quarta-feira, dia 21 de outubro, diante da Argentina XV, às 17h.

O JOGO
O início de jogo do Brasil foi arrasador. Com duas chances próximas do ingoal, Moisés Duque conseguiu acertar dois drops e marcar três pontos em cada chute. Ainda antes dos 15 minutos, o centro brasileiro conseguiu mais três tentos com penal e o Brasil teve a maior vantagem do jogo e do primeiro tempo com 9 a 0, no Estádio Charrua.

Depois, o Uruguai conseguiu equilibrar suas ações e chegar com mais frequência ao campo de defesa brasileiro. Ainda no primeiro tempo, o Brasil conseguiu erguer uma grande muralha na defesa e parar o ataque uruguaio quase na linha de ingoal em grande chance dos uruguaios. Os brasileiros foram firmes e não deixaram que os vizinhos conseguissem o primeiro try da partida.

A partir daí, as pontuações seguintes foram todas de penais até o fim do primeiro tempo. Os uruguaios iniciaram com dois penais, diminuindo o marcador em 9 a 6. Moisés Duque conseguiu mais três pontos para o Brasil, que ampliou a diferença em 12 a 6. Porém, os uruguaios voltaram a diminuir a vantagem em 12 a 9 no fim da primeira etapa.

No início do segundo tempo, muitas substituições ocorreram na partida para ambos os lados. Com a pandemia, foi estabelecido que as trocas de atletas fossem livres e por isso ocorreram mudanças com muito mais frequência que o habitual.

Os uruguaios empataram a partida em 12 a 12 com penal, e nos lances seguintes conseguiram virar e ampliar o marcador com outros dois penais. Foi a primeira vez que os uruguaios conseguiram estar na frente na pontuação e com uma vantagem de seis pontos com o jogo em 18 a 12.

Aos 14 minutos do segundo tempo, aconteceu o primeiro try do jogo. Após cobrança de lineout no ataque brasileiro, Yan Rosetti conseguiu apoiar a bola dentro do ingoal uruguaio e diminuir a vantagem do jogo para apenas um ponto, já que a conversão foi em uma posição muito difícil e sem sucesso para o Brasil com o jogo em 18 a 17 para o Uruguai.

A partir de então, a partida foi bastante truncada com as duas equipes buscando pontuações. O Uruguai teve sucesso em uma das tentativas aos 29 minutos do segundo tempo quando conseguiu seu primeiro try do jogo e com conversão. Dessa forma, o Uruguai conseguiu sua maior vantagem diante do Brasil com 25 a 17.

Até o fim do jogo, os uruguaios procuraram ampliar o marcador e o Brasil tentou diminuir a diferença, mas os números não tiveram alteração. Com o fim do jogo, o Brasil foi derrotado por 25 a 17, na estreia do Sul-Americano 4 Naciones.

Foto: Twitter Sudamérica Rugby