Brasil XV perde para Argentina XV, por 40 a 15, no segundo jogo do Sul-Americano 4 Naciones

A Seleção Brasileira de Rugby entrou em campo nesta quarta-feira (21) pela segunda rodada do Sul-Americano 4 Naciones, em Montevidéu. O adversário da vez foi a Argentina XV, que veio de vitória diante dos chilenos na primeira rodada. Apesar dos esforços e de iniciar a partida na frente, o Brasil não conseguiu segurar a força dos hermanos e perdeu o jogo por 40 a 15.

Essa é a segunda derrota do Brasil no torneio. Na primeira partida, realizada no sábado (17), os Tupis perderam para o Uruguai XV por 25 a 17. A próxima partida brasileira será contra o Chile XV, no domingo (25), às 14h, no encerramento do torneio. O Sul-Americano 4 Naciones acontece em Montevidéu e é disputado no formato de pontos corridos entre quatro países. A seleção com mais pontos será a campeã do torneio.

O Uruguai é a sede do torneio em razão do país ter melhor cenário entre os quatro países participantes em relação ao coronavírus. Foram estabelecidos protocolos de saúde e sanitários pela organização, junto ao governo daquele país, para possibilitar as disputas e minimizar os riscos da pandemia para a realização do torneio.

O JOGO
O jogo entre Brasil XV e Argentina XV começou de forma intensa em Montevidéu. O Brasil abriu o placar após falha dos argentinos e oportunidade brasileira quando a bola sobrou para Lorenzo Temer, que correu para marcar o primeiro try da partida e convertido por Lucas Tranquez com apenas um minuto de partida. A resposta veio aos 4 minutos com try e conversão dos argentinos.

A partir de então, o jogo ficou mais equilibrado e os pontos demoraram um pouco mais tempo para sair. Os argentinos mais fortes no scrum conseguiram penal try aos 14 minutos e viraram a partida. A dificuldade brasileira nos scrums começou a ficar evidente. Em uma dessas jogadas, o Brasil tomou seu primeiro cartão amarelo e, com um a menos em campo por 10 minutos, viu os argentinos conseguirem dois tries para ampliarem a vantagem no marcador.

Antes do fim do primeiro tempo, os argentinos também tiveram um jogador amarelado. Nesse tempo, com um a mais em campo, o Brasil conseguiu seu segundo try no jogo com Gabriel Paganini, antes do fim do primeiro tempo em 26 a 12.

A segunda etapa começou com pontuação do Brasil em penal conquistado após erro argentino no scrum e três pontos convertidos por Josh Reeves. Até a metade do segundo tempo, a Argentina ainda conseguiu mais dois tries e chegou aos 40 pontos com 10 minutos do segundo tempo.

A partir de então, os argentinos administraram o resultado e o jogo brasileiro fez a partida ficar mais equilibrada. A indisciplina de ambos os lados fez o jogo ficar truncado e com muitos penais para ambos os lados. O jogo ficou por isso mesmo e o Brasil perdeu seu segundo jogo na competição.

Situação no Campeonato
Com o resultado, o Brasil não tem mais chances de conquistar o título do Sul-Americano 4 Naciones. Com duas derrotas, a equipe não consegue mais alcançar os argentinos que conseguiram o segundo triunfo no torneio.

A partida derradeira contra o Chile XV será importante para o Brasil buscar uma vitória na competição e não encerrar as disputas em último lugar.

Foto: Twitter Sudamérica Rugby