Super 8 entra na fase eliminatória

O Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV – entra neste sábado (2), na sua fase eliminatória. As oito equipes seguem na disputa e os jogos de quartas de final terão apenas partidas de ida, com mando de campo para os melhores colocados na primeira fase. Assim, o líder Jacareí (SP) recebe o lanterna São José (SP), o vice-líder Farrapos (RS) encara a Poli (SP), o 3º colocado Pasteur (SP) recebe o SPAC (SP), enquanto o Curitiba (PR) duela contra o Desterro (SC).

A equipe jacareiense, grande destaque da primeira fase, terá pela frente o grande rival São José, que surpreendeu e derrotou o rival na fase de classificação. Ciente da dificuldade que terá pela frente, a equipe busca manter a boa fase e chegar as semifinais. “O São José é um dos melhores times do Super 8, mesmo tendo ficado em último lugar na classificação. Será uma ‘guerra’ no sábado”, ressalta Matheus Cruz, um dos destaques da equipe, que complementa: “a liderança na primeira fase foi positiva, pois o mando de campo poderá ser decisivo para nós”.

Já para o Farrapos, que faz até agora a sua melhor campanha em torneios nacionais até hoje, a ideia é manter os pés no chão para buscar feitos ainda maiores. O adversário nas quartas será a Poli, que iniciou bem o torneio, mas foi perdendo fôlego ao longo da competição. “Estamos contentes com o resultado da equipe na primeira fase. Conseguimos atingir nossos objetivos e impor nosso sistema de jogo, que valorizamos muito”, afirma Bruno Borges Barreto, diretor técnico do Farrapos, que complementa: “agora jogamos as quartas de final em casa com a nossa torcida, algo muito importante para nós, e claro a expectativa é de uma boa campanha na fase eliminatória também, sempre com os pés no chão e buscando melhorar nosso trabalho com treinos ainda mais intensos, pois são jogos que exigem muito mais dentro de campo”.

Nos outros confrontos, destaque para Curitiba e Desterro, que reeditam na capital paranaense a última final do Super 8, e o clássico paulistano entre Pasteur e SPAC, que é sempre imprevisível.

Vale lembrar que em 2017 o Super 8 terá uma temporada de transição. As oito equipes se enfrentaram em turno único na fase de classificação para definir os confrontos das quartas de final. Os quatro classificados disputam as semifinais, e os vencedores duelam pelo título na grande final, definindo assim o novo campeão brasileiro de rugby XV. Nenhuma equipe será rebaixada e oito serão promovidas da Taça Tupi para a elite na próxima temporada, quando o torneio será reformulado e terá 16 equipes na disputa.

Super 8 – quartas de final

Data: Sábado, 2 de setembro de 2017

Jacaréi x São José

Local: Campo do Balneário

Endereço: Av. Miami, 300 – Cidade Jardim – Jacareí/SP

Horário: 15h30

Árbitro: Xavier Vouga

 

Farrapos x Poli

Local: Estádio da Montanha

Endereço: Rua Osvaldo Aranha, s/n – Cidade Alta – Bento Gonçalves/RS

Horário: 15h

Árbitro: Henrique Platais

 

Pasteur x SPAC

Local: Arena Paulista

Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/n – Vila Formosa – São Paulo/SP

Horário: 15h30

Árbitro: R. Santana

 

Curitiba x Desterro

Local: Secretaria de Esportes

Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020 – Capão da Imbuia – Curitiba/PR

Horário: 14h30

Árbitro: Murilo Bragotto