Antes do Super Desafio BRA, seleção feminina de Beach Rugby encontra jovens promessas da modalidade

A busca pelo tricampeonato das Tupis no Super Desafio BRA de Beach Rugby será neste sábado, 17, a partir das 14h, na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas uma grande conquista já foi celebrada na tarde desta sexta-feira, 16. Em treino aberto realizado na arena da competição, houve um encontro das meninas da seleção brasileira com jovens atletas do Projeto Social “Somos Melhores Juntos”, iniciativa apoiada pela Total E&P do Brasil, patrocinadora da Confederação Brasileira de Rugby, em parceria com o clube Guanabara Rugby.

“O rugby é um esporte apaixonante. Ver as meninas tão novinhas com essa garra e tão animadas para torcer para o Brasil amanhã é muito gratificante”, comenta Dayana da Silva, atleta do Niterói Rugby convocada para defender a camisa verde e amarela.

Se o encontro já foi emocionante para as jogadoras da seleção, para as meninas do projeto social, teve sabor de realização de um sonho. Elas puderam ver de perto o treino aberto e conversar com as atletas que participarão do Super Desafio BRA neste sábado.

“Essa oportunidade de participar de um treino com a seleção foi muito legal. Nunca imaginei isso. Antes não sabia nem o que era rugby. Hoje, a gente pode jogar junto. O rugby me ensinou disciplina e respeito, e o apoio da Total é muito importante para a gente continuar treinando e conseguir chegar no topo”, disse Fernanda Tenório Pinto, de 14 anos, uma das cerca de 30 de adolescentes que participam deste Projeto Social.

O presidente da Total E&P do Brasil, Maxime Rabilloud, é um dos grandes incentivadores do “Somos Melhores Juntos”. “Uma das bases do projeto é a escolinha para a formação de jovens atletas em Curicica. O treino desta sexta-feira foi uma oportunidade para as meninas da nossa escolinha interagirem com as jogadoras da seleção brasileira e incentivá-las a crescer no esporte”, afirma.

O Super Desafio BRA deste sábado terá a participação de seis seleções: as equipes femininas e masculinas de beach rugby do Brasil, Chile e Uruguai. Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o torneio tem patrocínio do Banco Bradesco e da Total E&P do Brasil. O público terá entrada franca nas partidas.

“Vivemos um ano de crescimento recorde e de grande visibilidade para o rugby. Para continuar neste sentido, é preciso investir na renovação e na disseminação da modalidade. Torneios como Super Desafio BRA têm esse objetivo. Hoje, nesse encontro entre as jovens que vieram de um projeto social com a nova geração de atletas de ponta nos faz ver que estamos no caminho certo. Obrigado ao Bradesco e a Total por apoiarem essa iniciativa”, avalia Agustin Danza, CEO da CBRu.

As partidas decisivas do Super Desafio BRA terão transmissão ao vivo pela Rede TV, a partir das 16h30.
Campeonato Fluminense 2016:

Na mesma arena do Super Desafio BRA, serão realizadas as partidas do Campeonato Fluminense deste ano. Os jogos começam às 8h com a participação de 18 equipes (10 masculina e oito feminina). Os homens irão representar os times do Rio Rugby, Guanabara, Itaguaí, Carioca, Maxambomba, UERJ, UFRJ, Barão Rugby, ITA Rugby e UFF. E as meninas: Niterói, Guanabara, Rio Rugby, Itaguaí, União Tijuca, UFF, UERJ e UFRJ.

Tabela de jogos – Super Desafio BRA:
14h – Chile x Brasil – Masculino
14h15 – Uruguai x Chile – Feminino
14h55 – Brasil x Uruguai – Masculino
15h10 – Chile x Brasil – Feminino
15h50 – Chile x Uruguai – Masculino
16h05 – Uruguai x Brasil – Feminino
16h30 – Chile x Brasil – Masculino
16h48 – Uruguai x Chile – Feminino
17h06 – Brasil x Uruguai – Masculino
17h25 – Chile x Brasil – Feminino
17h43 – Chile x Uruguai – Masculino
18h01 – Uruguai x Brasil – Feminino

Convocação do Brasil (Masculino): André Villaça, David Grael, Federico de Tomi Padilla, Felipe Gomes Rosa, Luan Almeida, Mateus Estrela Muler Tavares, Piero Pozzi Thiago Borges Ramos.
Convocação do Brasil (Feminino): Beatriz Amaral, Dayana da Silva, Edna Santini, Hollenk Cristina de Matos Cumapa, Juliana Michele Carneiro da Silva, Lara Moreno, Letícia Nogueira Medeiros e Shaiane Forte de Aguiar.

SERVIÇO:
3º Super Desafio BRA de Beach Rugby
Data/horário: 17/12/2016, a partir de 14h (de Brasília)
Local: Praia do Leme – Posto 02 (Endereço: Av. Atlântica, 994 – Leme/Rio de Janeiro)

Crédito: Luis Claudio Amaral