Seleção Feminina de Rugby estreia nos Jogos Rio 2016 neste sábado

Rio de Janeiro (RJ) – A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens estreia neste sábado (6), na competição mais importante da sua história: os Jogos Olímpicos Rio 2016. No primeiro dia do torneio, as Tupis encaram a Grã-Bretanha (às 12h) e o Canadá (às 17h30). Já no domingo (7) as anfitriãs recebem o Japão (às 12h), pela última rodada da fase de grupos.

“Os Jogos Olímpicos representam a oportunidade única de mostrar a paixão que temos por esse esporte e todos os valores que ele nos agrega dentro e fora de campo. Temos a chance de jogar em casa e apresentar aos brasileiros o quanto o rugby pode ser um esporte democrático, onde cada um pode usar das suas melhores habilidades e ajudar o time a evoluir dentro de campo. Isso é trabalho em equipe, união, cooperação e respeito, pois cada um faz o seu melhor e ainda assim sempre busca superar as expectativas dentro das suas limitações”, afirma Paula Ishibashi, capitã da Seleçao Brasileira.

No Grupo C, considerado o mais forte dos três, a Seleção Brasileira fará sua estreia contra a Grã-Bretanha, nação onde o rugby surgiu. O confronto promete ser complicado para as Tupis, uma vez que as adversárias vêm aos Jogos com uma equipe amplamente baseada na seleção inglesa, campeã de umas das etapas da Série Mundial de Sevens na temporada passada, e que fornece 11 das 12 atletas do time.

A segunda partida das brasileiras será contra o Canadá, outro forte candidato ao pódio olímpico. As canadenses chegam ao Rio fortalecidas pela conquista da última etapa da temporada passada da Série Mundial de Sevens, o que as classificou como a terceira melhor equipe do mundo na modalidade na última temporada.

Já no segundo dia de competição olímpica, as Tupis encaram o Japão, em partida que promete muito equilíbrio. Na última temporada as equipes se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Válido pela terceira e última rodada da fase de grupos, o jogo deve definir o futuro das duas equipes na sequência do torneio olímpico.

“A torcida no rugby também é uma extensão dos valores do rugby, pois está lá para impulsionar a sua equipe, incentivar, mandar boas energias e alegria! Uma torcida unida pelo rugby e não contra o adversário. O brasileiro sempre torce bastante e nunca para de incentivar e isso é muito importante para o atleta que está em campo”, finaliza.

As partidas do torneio olímpico feminino de rugby sevens serão disputadas entre os dias 6 a 8 de agosto, no Estádio Olímpico de Deodoro. Os ingressos para os confrontos ainda estão à venda a partir de R$ 60 no site www.rio2016.com ou nas bilheterias do Shopping Leblon e do Via Parque, no Rio, e no West Plaza, em São Paulo. Cada bilhete dá direito a acompanhar seis duelos.

O rugby retorna aos Jogos Olímpicos Rio 2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Em 2016, o formato rugby Sevens foi o escolhido para a disputa.

Serviço:

Rugby Sevens Feminino – Jogos Olímpicos Rio 2016

Estádio de Deodoro (DES – Deodoro Stadium)

Grupo A: Estados Unidos, Fiji, Austrália e Colômbia

Grupo B: França, Espanha, Nova Zelândia e Quênia

Grupo C: Grã Bretanha, Brasil, Canadá e Japão

Jogos do Grupo C:

Sábado, dia 6 de agosto

12h00 – Grã-Bretanha x Brasil

12h30 – Canadá x Japão

17h00 – Grã-Bretanha x Japão

17h30 – Canadá x Brasil

Domingo, dia 7 de agosto

12h00 – Brasil x Japão

12h30 – Canadá x Grã-Bretanha

16h30 – Semifinal

17h00 – Quartas de final

Segunda, 8 de agosto

12h30 – Disputas do 11º lugar e do 9º lugar; do 5º ao 8º semifinais

17h30 – Disputa do 7º lugar; do 5º lugar, disputa pelo bronze e ouro

Brasil: Paula Ishibashi (capitã), Amanda Araújo, Beatriz Futuro Muhlbauer, Claudia Teles, Edna Santini, Haline Leme Scatrut, Isadora Cerullo, Júlia Sardá, Juliana Esteves, Luiza Gonzalez da Costa Campos, Raquel Cristina Kochhann, Tais Bernal Balconi.

Créditos da imagem: Getty Images