História do Rugby

O Rugby é um esporte nascido na Inglaterra no século XIX. O rugby tem seu mito fundador: em 1823, William Webb Ellis, estudante da Escola de Rugby, teria pego a bola com as mãos num jogo com bola tradicional entre os estudantes da instituição, o que quebrava as regras em vigor. Ao correr com a bola até o fundo do campo, Webb Ellis teria inovado com uma nova forma de se jogar o Footballl da escola de Rugby – o Rugby Football.

Na época, escolas e universidades na Inglaterra tinham suas próprias regras e, em 1845, a Escola de Rugby se tornou a primeira a ter as regras de seu jogo escritas, dando origem ao rugby moderno. Clubes nasceram por toda a Inglaterra e a criação de uma entidade nacional organizadora se fez necessária. Em 1863, nasceu a Football Association, que criou regras unificadas, dando origem ao futebol. Clubes que jogavam com as regras de Rugby, no entanto. Não aderiram ao futebol e, em 1871, fundaram a Rugby Football Union, marcando a separação definitiva entre futebol e rugby. Desde então, o rugby se espalhou pelo mundo.

O rugby passou de jogo escolar a esporte praticado por clubes em todo o Império Britânico. Desde então, o rugby se difundiu por todo o mundo. Hoje, o World Rugby (a federação internacional) possui mais de 120 países membros e o esporte é praticado por pelo menos 6,6 milhões de pessoas. Em países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, França, Reino Unido, Irlanda, Itália e Japão, o rugby é seguido avidamente por milhões de torcedores, que lotam os estádios dos torneios de seleções, como o Six Nations e o Rugby Championship, e de clubes, como a Champions Cup europeia e o Super Rugby Pacific.

No Brasil, o primeiro registro da prática do rugby data de 1891 com a fundação do Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro. Em 1895, o rugby começou a ser jogado em São Paulo pela iniciativa de Charles Miller, o mesmo que desenvolveu também o futebol na cidade, dentro do São Paulo Athletic Club (SPAC).

Em 2016, o rugby voltou aos Jogos Olímpicos com a modalidade de sevens, o rugby de sete jogadores, que já mexe com as paixões dos rugbiers de todo o mundo com os circuitos mundiais masculino e feminino.

 

Em breve mais conteúdo nesta seção