Cobras Brasil XV anuncia primeira lista de convocados para SLAR
A Sudamérica Rugby confirmou a realização da 3a edição da Superliga Americana de Rugby (SLAR) no período de 13 de março e 28 de maio, com a participação das mesmas equipes da edição anterior. O torneio terá partidas em cinco sedes (Montevidéu/URU, Santiago e Valparaíso/CHI, Cidade Del Este e Assunção/PAR) e será transmitido pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming STAR+, para o público brasileiro e dos demais países sul-americanos.
O representante brasileiro Cobras Brasil XV, franquia gerenciada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e patrocinada por Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy, enfrentará o atual campeão Jaguares XV (Argentina), o finalista Peñarol Rugby (Uruguai), Selknam (Chile), Olimpia Lions (Paraguai) e Cafeteros Pro (Colômbia). Na edição anterior, o Cobras terminou na quinta posição e obteve duas vitórias sobre o colombiano Cafeteros Pro e uma vitória sobre o chileno Selknam.
O treinador do Cobras Brasil XV, Fernando Portugal, confirmou representantes da nova geração dos Tupis na primeira lista de convocados para a competição. Confira abaixo a “lista larga” com os 33 convocados iniciais.
“Insistimos na estratégia de mesclar experiência com jogadores revelados no Americas Pacific Challenge, nos torneios de clubes e seleções regionais e nos Curumins, a divisão de base da seleção brasileira. Também adicionamos a experiência de dois jogadores estrangeiros que nunca atuaram no Brasil. Este balanço permite que a comissão técnica dê oportunidade a jogadores mais jovens e mantenha o time competitivo para enfrentar adversários de alto nível que se reforçaram sobretudo com jogadores argentinos”, explica o head coach.
Dentre as novidades da franquia brasileira nesta edição, o scrum dos Cobras será reforçado pelo pilar argentino Mariano Ezequiel Filomeno. O atleta de 30 anos teve passagens pela seleção da Argentina XV e por clubes como Kuban (Rússia) e Gexto (Espanha). O francês Simon Bienvenu, de 25 anos, joga como centro e já atuou em clubes de França, Estados Unidos e Hong Kong e hoje está no Western Sharks & Northland (Nova Zelândia).
A SLAR 2022 praticamente repete a fórmula da edição anterior. Nas fases classificatórias, as equipes se enfrentam duas vezes, com intervalo de 15 dias entre uma fase e outra para descanso e regeneração dos atletas. A primeira fase, entre 13 de março e 8 de abril, terá cinco rodadas disputadas nas cidades de Valparaíso, Santiago, Cidade Del Este e Assunção. O pontapé inicial do torneio será entre Peñarol e Cobras, no estádio Elias Figueroa – ver tabela abaixo.
Na segunda fase, entre 23 de abril e 15 de maio, os jogos restantes, as semifinais e a final ocorrerão no estádio Charrúa, tradicional palco do rugby sul-americano, em Montevidéu, no Uruguai. As semifinais estão marcadas para o sábado, 21 de maio, e a grande final no sábado, 28 de maio.
Para os dirigentes do rugby do continente, a SLAR segue cumprindo seu objetivo de promover o jogo de alto nível a atletas e clubes e assim abastecer as seleções da região com jogadores mais preparados.
“Nosso foco sempre foi o mesmo: dar aos jogadores da região a possibilidade de jogar rugby profissional perto de seus familiares e buscar realizar o sonho de jogar em melhores condições para sua equipe. Esse é o nosso desafio permanente”, comentou Sebastián Piñeyrúa, presidente da Sudamérica Rugby.
“O impacto que uma competição deste porte teve no alto desempenho de Paraguai, Brasil e Colômbia é gigantesco. Fomentando planejamento com objetivos claros, mensuráveis, ambiciosos e realistas ao mesmo tempo”, completou.
“Mais um desafio de alto nível para os Cobras neste torneio que tende a se aprimorar a cada ano e atrair cada vez mais a comunidade sul-americana do rugby. Agradeço aos nossos patrocinadores e apoiadores que acreditam no projeto da franquia brasileira como meio para desenvolver nossos atletas e trocar experiência com o jogo de alto nível que existe em nosso continente”, observou a CEO da CBRu, Mariana Miné.
Atletas convocados
1- Adrio Luiz de Melo – 20 anos – Pasteur (SP)
2- Alexandre Victor Figueiredo Alves – 25 anos – Desterro (SC)
3 – André Inácio Brandão – 20 anos – Jacareí (SP)
4- André Felipe Zanella de Arruda (Buda) – 33 anos – Desterro (SC)
5- Arthur Bomfim Bergo – 27 anos – Pasteur (SP)
6 – Brendon Alves Pinheiro – 23 anos – Pasteur (SP)
7 – Carlos Rafael Aparecido Souza de Moura (Hamburgão) – 20 anos – Jacareí (SP)
8 – Cleber Dias da Silva Junior (Gelado) – 26 anos – Poli USP (SP)
9 – Daniel Henri Sancery – 27 anos – São José (SP)
10 – Daniel Lima da Silva – 23 anos – Poli USP (SP)
11 – David Müller Dogivá de Páscoa – 23 anos – Jacareí (SP)
12 – Devon Vincient Muller – 25 anos – Pasteur (SP)
13 – Douglas Tiago Rauth –24 anos – Curitiba (PR)
14 – Endy Willian de Jesus Pinheiro – 26 anos – Curitiba (PR)
15 – Gabriel Henrique Souza Oliveira (Fúria) – 20 anos – Jacareí (SP)
16- Gabriel Torres Paganini – 28 anos – Bandeirantes (SP)
17- Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino – 22 anos – São José (SP)
18- Henrique Ribeiro Ferreira – 22 anos – Pasteur (SP)
19- Joel Andres Ramirez – 23 anos – Jacareí (SP)
20 – Joel Victor Araújo dos Santos – 22 anos – Pasteur (SP)
21 – Kauã Matheus de Oliveira Guimarães – 23 anos – Pasteur (SP)
22 – Laurent Johann Jose Bourda-Couhet – 27 anos – Curitiba (PR)
23 – Leonardo de Souza da Silva (Neymar) – 23 anos – São José (SP)
24 – Lucas Ferrer Spago – 21 anos – Pasteur (SP)
25 – Lucas Rainho Tranquez – 27 anos – Poli USP (SP)
26 – Mariano Ezequiel Filomeno – 30 anos – sem clube
27 – Matheus Augusto de Souza Claudio (Nego) – 23 anos – Jacareí (SP)
28 – Pedro Lugilde de Oliveira Goulart – 21 anos – Monte Grande (Argentina)
29 – Robert Aguinaldo Tenório da Silva Santos – 25 anos – Poli USP (SP)
30 – Robson Alves de Morais (Varejão) – 24 anos – Pasteur (SP)
31 – Sergio Manoel Silveira de Luna – 20 anos – SPAC (SP)
32 – Simon Bienvenu – 25 anos – Western Sharks & Northland (Nova Zelândia)
33 – Victor Guilherme Souza Silva – 24 anos – São José (SP)
Comissão técnica
Fernando Portugal – Head coach Daniel Danielewicz –
Assistance Coach Walter Schildberg – Analista de video Mauricio Ramos – Preparador Físico Mario Rivera – Fisioterapia
Fabio Alves – Fisioterapia
João Luiz Da Ros – Manager
Nicole Favretto – Médica
Rafael Klosterhoff – Nutricionista Felipe Schultz – Preparador físico