Brasil Rugby conhece adversários da 1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series no Chile
O Brasil Rugby conheceu nesta quinta-feira (16) os adversários da 1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series, que acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, em Viña del Mar, no Chile. Ao todo serão 16 seleções participando de dois dias de competições em duas etapas. A segunda delas acontece no Uruguai entre os dias 22 e 23 de fevereiro.
Os Tupis estão no grupo D junto com Chile, México e Zimbábue. Fazem parte do grupo A: Uruguai, Japão, Tonga e Portugal. No grupo B estão: Hong Kong, Colômbia, Jamaica e Papua Nova Guiné. Na chave C fazem parte: Alemanha, Itália, Paraguai e Uganda. As oito primeiras equipes seguirão para os playoffs do Hong Kong Sevens entre os dias 3 e 5 de abril de 2020, onde competirão por uma vaga no World Rugby Sevens Series 2021.
A nova competição foi lançada em razão do crescimento dos torneios de sevens ao redor do planeta e também para auxiliar no desenvolvimento da próxima geração de jogadores de rugby. O termômetro foi o retorno aos Jogos Olímpicos em 2016. O evento no Rio de Janeiro atraiu cerca de 17 milhões de novos fãs para o esporte e foi avaliado como um grande sucesso.
O Sevens Challenger Series tem o intuito de levar o rugby sevens para novos países e ao crescimento em popularidade e participação nesse formato de jogo. Sobre o Challenger Series feminino, haverá um anúncio posterior sobre o torneio.
“Estamos muito animados com a oportunidade que está sendo criada para os jogadores e participantes do World Rugby Sevens Challenger Series no Chile. O torneio dará uma fundação sólida para que novos talentos apareçam no rugby sevens internacional e com a possibilidade de competirem no World Rugby Sevens Series. Estamos ansiosos para ver os atletas em ação”, disse presidente da World Rugby, Bill Beaumont.
“O World Sevens Challenger Series será um grande caminho para o desenvolvimento do rugby sevens na América do Sul, região na qual residem muitos atletas e fãs apaixonados pelo rugby”, disse o vice-presidente da World Rugby e presidente da Rugby Americas, Agustín Pichot
1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series – Viña Del Mar (CHI)
Grupo A – Uruguai, Japão, Tonga e Portugal
Grupo B – Colômbia, Hong Kong, Jamaica e Papua Nova Guiné
Grupo C – Paraguai, Uganda, Alemanha e Itália
Grupo D – Brasil, Chile, México e Zimbábue
Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Sigvaris, Pinheiro Neto Advogados e CVC Capital Partners.
O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.
Imagem: Fotojump