Vai começar o Super Rugby Américas com os Cobras visitando os argentinos do Tarucas

Super Rugby Américas começa nesta semana com o Cobras Brasil Rugby representando o país. A liga sul-americana masculina de Rugby XV reúne sete franquias de cinco países e tem transmissões ao vivo do Disney+ e canais ESPN

 

A “Libertadores” do Rugby vai começar! O Super Rugby Américas terá início nesta semana, com 7 times de 5 países diferentes lutando pelo título máximo da América do Sul no Rugby XV masculino. A equipe do Cobras Brasil Rugby representará o rugby brasileiro na competição, que entra em sua quinta temporada na história. Os Cobras são a base da seleção brasileira.

A temporada 2025 começará na sexta-feira, dia 14, com o Peñarol, do Uruguai, campeão de 2022 e 2023, recebendo o Dogos, de Córdoba (Argentina), campeão de 2024, às 20h, em Montevidéu. Depois, no sábado, no estádio Caldera del Parque, casa do Tucumán Lawn Tennis, o time da casa, o Tarucas, recebe o Cobras Brasil Rugby, às 17h. O Tarucas é a equipe debutante neste ano no Super Rugby Américas e Tucumán é uma das cidades argentinas mais apaixonadas pela modalidade.

Por fim, à 20h do sábado, o Yacare XV, do Paraguai, recebe em Asunción os chilenos do Selknam. Já o Pampas, de Buenos Aires (Argentina), atual vice campeão, é o time que folgará na primeira rodada. Todos os jogos terão transmissão ao vivo no Disney+, com a partida dos Cobras passando também na ESPN2.

Ao todo, o Super Rugby Américas conta com 14 rodadas na primeira fase, com todos os times indo a campo 12 vezes e folgando 2 vezes. São jogos de ida e volta entre todos os participantes entre 14 de fevereiro e 31 de maio e os quatro melhores avançarão ao mata-mata. As semifinais serão nos dias 6 e 7 de junho e a grande final no dia 13.

 

Cobras escalados para o primeiro confronto

Os Cobras já confirmaram os 23 atletas que jogarão em Tucumán. A equipe comandada pelo treinador uruguaio Emiliano Caffera e pelos assistentes argentinos Maximiliano Bustos e Joaquín Luchetti será capitaneada por Cleber “Gelado”, também capitão da seleção brasileira, os Tupis. O time contará com três argentinos: o abertura Augusto “Polaco”, que debutará no Super Rugby Américas após ser vice campeão argentino do interior pelo Córdoba Athletic; o terceira linha Manu Todaro, que jogou no ano passado pelo campeão Dogos no Super Rugby Américas; e o pilar Javier Coronal, que defendeu o vice campeão Pampas em 2024. Na primeira linha, Coronel jogará com Endy, um dos mais experientes brasileiros, e com Brendon. Na segunda linha, Gabriel “Fúria” fará dupla com o neozelandês naturalizado brasileiro Ben Donald, ao passo que Todaro e Cleber “Gelado” terão a companhia na terceira linha do jovem Renatinho, que estreou no time no ano passado, mas teve poucos minutos de jogo.

A criação estará a cargo de Augusto “Polaco” ao lado do scrum-half Spaguinho, enquanto a dupla de centros será de Robert Tenório e Lorenzo Massari, que já vêm jogando juntos nos Tupis. Por fim, no fundo do campo, os pontas serão Daniel “Maranhão”, já experimentado, e o jovem debutante Andrei Santana, que debutará pelos Cobras após defender as seleções brasileira juvenis e adulta de rugby sevens, além do Jacareí, atual campeão brasileiro. O artilheiro e experiente Lucas “Zé” Tranquez completa o time como fullback.

No banco, os Cobras têm quatro debutantes: os primeiras linhas Aquiles e Vicente, vindos do rugby nacional de clubes (Joaca, de Florianópolis, e Farrapos, de Bento Gonçalves, respectivamente), e a dupla do Jacareí na linha Diguinho, como opção para scrum-half, e Nicolas, como utility back. João Amaral será opção de abertura no banco, enquanto o hooker Henrique, o segunda linha Paganini e o terceira linha Arruda, todos experientes, completam a lista de suplentes.

“Trabalhamos muito desde o ano passado e temos cinco reforços internacionais. Estamos focados para um jogo forte, pois sabemos como é difícil jogar em Tucumán e nossa comissão técnica tem experiência com isso. Esperamos uma partida física e mental e será um bom começo para termos uma temporada de bons resultados”, comentou Maximiliano Bustos, argentino treinador de avançados dos Cobras, que defendeu e Argentina como atleta na Copa do Mundo de 2011.

“Esperamos um ambiente hostil por ser uma cidade apaixonada por rugby. O Tarucas é um time novo, que debuta e quer mostrar serviço. Nós temos experiência na competição e vamos fortes para mostrarmos nossa evolução”, falou Cleber “Gelado” Dias, o capitão dos Cobras.

 

X

15/02 – 17h00 Tarucas x Cobras – no Tucumán Lawn Tennis (São Miguel de Tucumán) – ESPN2 e Disney+ AO VIVO

Árbitro: Damián Schneider |  Assistentes: Federico Longobardi e Pedro López Bildosa | TMO: Maximiliano Miranda

Tarucas: 15 Stefano Ferro, 14 Baltazar García, 13 Bautista Estofan, 12 Tomás Medina, 11 Tomás Vanni, 10 Nicolás Roger, 9 Simón Benítez Cruz, 8 Santiago Aguilar (c), 7 Facundo Cardozo, 6 Facundo García Hamilton, 5 Luciano Asevedo, 4 Mariano Perondi, 3 Francisco Moreno, 2 Juan Manuel Vivas, 1 Julián Martín;

Suplentes: 16 Diego Fortuny, 17 Diego Correa, 18 Agustín Iglesias, 19 Álvaro García Iandolino, 20 Agustín Sarelli, 21 Estanislao Pregot, 22 Ignacio Cerrutti, 23 Nicolás Macome;

Treinador: Álvaro Galindo

Cobras: 15 Lucas “Zé” Tranquez, 14 Daniel “Maranhão” Lima, 13 Lorenzo Massari, 12 Robert Tenório, 11 Andrei Santana, 10 Augusto “Polaco” Guillamondegui, 9 Lucas Spago, 8 Cleber “Gelado” Dias (c), 7 Renato Santos, 6 Manuel Todaro, 5 Gabriel “Fúria” Oliveira, 4 Ben Donald, 3 Javier Coronel, 2 Endy Willian Pinheiro, 1 Brendon Alves;

Suplentes: 16 Henrique Ferreira, 17 Aquiles Schluter, 18 Vicente Galvão, 19 Gabriel Paganini, 20 André Arruda, 21 Rodrigo “Diguinho” Santos, 22 João Amaral, 23 Nicolas Azevedo;

Treinador: Emiliano Caffera

 

Tabela completa

EquipePaísPontosJogosVitóriasEmpatesDerrotasBônus 4+Bônus 7-Pontos PróPontos ContraSaldo
Cobras Brasil RugbyBrasil
Dogos XVArgentina
PampasArgentina
Peñarol RugbyUruguai
SelknamChile
TarucasArgentina
Yacaré XVParaguai

 

Foto: @ruasmidia