Brasil disputa a 2ª etapa do Circuito Mundial nesse fim de semana na África do Sul
Cidade do Cabo recebe nos dias 7 e 8 de dezembro a 2ª etapa da temporada 2024-25 do SVNS, o Circuito Mundial de Rugby Sevens, e a Seleção Brasileira Feminina disputa a 1ª divisão mundial. Jogos ao vivo no Disney+, com as finais domingo na ESPN3
Após três vitórias seguidas em Dubai no último fim de semana, as Yaras encaram a etapa da África do Sul do Circuito Mundial de olho em subirem mais um degrau. Com o 9º lugar na primeira etapa da temporada, o Brasil viajou diretamente para a Cidade do Cabo de olho no Top 8:
“Foi um começo desafiador em Dubai, enfrentando as medalhistas de ouro e prata olímpicas, mas esses jogos esclareceram o que realmente importa para nós e aguçaram nosso foco para o restante do torneio. Nossa equipe enfatizou o esforço e o cuidado uma com a outra na defesa—nunca deixando uma companheira sozinha—e a expressão e o ataque para marcar pontos. Estamos especialmente orgulhosas de como terminamos, mostrando resiliência, jogando até o apito final e melhorando a cada jogo. Isso é apenas o começo. Estamos colocando blocos fundamentais, construindo hábitos de alto desempenho e criando uma plataforma para crescer. Nossas jogadoras trazem muita alegria e gratidão para tudo o que fazem, e isso torna a jornada ainda mais agradável. Olhando para a Cidade do Cabo, pretendemos continuar melhorando, mantendo-nos conectadas e competindo com coragem e expressão”, comentou Crystal Kaua, treinadora das Yaras que assumiu o comando da seleção para esta temporada.
A etapa sul-africana terá formato distinto, com os 12 times da elite mundial divididos em 4 grupos com 3 times cada. Apenas o campeão de cada grupo avançará às semifinais pelo título, enquanto os segundos colocados farão as semifinais de 5º lugar e os terceiros colocados as semifinais de 9º lugar. Na primeira fase, as brasileiras encararão a Austrália, campeã em Dubai, e o Canadá, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos, mas que decepcionou em Dubai e ficou apenas com o 8º lugar. O Brasil busca, com isso, quebrar o tabu contra as duas rivais, que ainda não foram superadas pelas Yaras no Circuito.
Na primeira etapa, as vitórias brasileiras foram sobre Japão, Espanha e China. As 12 melhores seleções do mundo jogam as 6 etapas da fase liga do Circuito e as 8 melhores jogarão as finais na sétima e última etapa, em Los Angeles, em maio. Já os 4 piores após 6 etapas encararão os 4 melhores da segunda divisão para se manterem na elite.
SVNS – 2ª etapa – Cidade do Cabo
Grupo A: Austrália, Canadá, Brasil
Grupo B: Nova Zelândia, Japão, China
Grupo C: França, Irlanda, Espanha
Grupo D: Grã-Bretanha, EUA, Fiji
*Horários de Brasília
Sábado, 7 de dezembro
04h00 às 12h10
05h06 🇧🇷Brasil x Canadá🇨🇦 – Disney+
08h22 🇧🇷Brasil x Austrália🇦🇺 – Disney+
Domingo, 8 de dezembro
Tudo no Disneu+
04h00 às 04h44 – Semifinais 9º lugar
04h44 às 05h38 – Semifinais 5º lugar
07h28 – 11º lugar
07h50 – 9º lugar
08h12 às 08h56 – Semifinais 1º lugar
10h44 – 7º lugar
11h06 – 5º lugar
12h35 – 3º lugar – ESPN3
13h35 – FINAL – ESPN3
Convocadas para as 2 primeiras etapas do SVNS:
Mariana Nicolau (São José)
Raquel Kochhann (Charrua / Delta)
Thalia Costa (Delta)
Thalita Costa (Delta)
Bianca Santos (C) (Leoas de Paraisópolis)
Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)
Gabriela Lima (El-Shaddai)
Giovanna Barth (Maringá / Jacareí)
Yasmim Soares (Melina)
Anne Oliveira (El-Shaddai)
Marina “Tchoba” Fioravanti (Poli)
Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)
Isadora Lopes (Melina)
Foto: World Rugby