Brasil enfrentará França, Itália e África do Sul na Copa do Mundo de Rugby de 2025
Nesta quinta-feira foi realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Rugby de 2025, o principal torneio do Rugby XV feminino no mundo. O Brasil será a primeira seleção sul-americana na história na competição
Entre os dias 22 de agosto e 27 de setembro de 2025, a Inglaterra será o palco para a 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de Rugby (Women’s Rugby World Cup), torneio jogo de quatro em quatro ano e principal competição do rugby de 15 jogadoras no mundo. As Yaras, a seleção brasileira feminina, estarão pela primeira vez na história na competição, que foi expandida para 16 participação e contará de forma inédita com uma seleção sul-americana.
Nesta quinta-feira, dia 17, os grupos para o Mundial foram sorteados e o Brasil caiu no Grupo D ao lado de França, Itália e África do Sul. Com isso, as Yaras não terão pela frente na fase de grupos nenhuma das seleções campeãs mundiais. Em 9 edições até hoje, a Nova Zelândia foi campeã 6 vezes, tendo vencido a última edição, jogada em sua casa, em 2022 (originalmente marcada para 2021 e remarcada por conta da pandemia). A Inglaterra, país sede, tem 2 títulos e os Estados Unidos 1. A França é a cabeça de chave do grupo do Brasil e ficou 7 vezes com o 3º lugar, incluindo na última edição. A Itália tem como melhor colocação o 5º lugar em 2022, enquanto a África do Sul chegou duas vezes ao 10º lugar como melhor colocação. Já o Brasil conquistou a inédita vaga ao derrotar em junho deste ano a Colômbia nas eliminatórias da América do Sul.
Com 4 grupos com 4 seleções cada, as 2 melhores de cada grupo avançarão às quartas de final. No Grupo A estão a anfitriã e atual líder do Ranking Mundial, a Inglaterra, ao lado de Estados Unidos (que venceu a primeira edição, em 1991), Austrália e Samoa. No Grupo B estão Canadá, Escócia, Gales e Fiji, naquele que é considerado o grupo mais equilibrado, ao passo que o Grupo C tem a atual campeã Nova Zelândia encarando Irlanda, Japão e Espanha.
“Os cabeças de chave são muito parelhos. Ou seja, a França é claro muito forte. Olhando abaixo, a Itália é um time muito rápido e nos forçará a jogar numa velocidade maior. Já a África do Sul é muito mais agressivo, vertical e físico, com atletas grandes, o que imporá um jogo distinto. É um grupo bom e será uma boa experiência para as Yaras”, comentou Emiliano Caffera, uruguaio treinador das Yaras.
Na próxima semana serão anunciados os dias e locais de cada partida brasileira. Detalhes sobre as transmissões da Copa do Mundo para o Brasil serão divulgados mais adiante.
Copa do Mundo de Rugby de 2025 – Rugby XV feminino
A: Inglaterra, Austrália, EUA e Samoa
B: Canadá, Escócia, Gales e Fiji
C: Nova Zelândia, Irlanda, Japão e Espanha
D: França, Itália, África do Sul e Brasil
História da Copa do Mundo Feminina de Rugby XV:
1991 – Sede: Gales | Campeão: Estados Unidos
1994 – Sede: Escócia | Campeã: Inglaterra
1998 – Sede: Países Baixos | Campeã: Nova Zelândia
2002 – Sede: Espanha | Campeã: Nova Zelândia
2006 – Sede: Canadá | Campeã: Nova Zelândia
2010 – Sede: Inglaterra | Campeã: Nova Zelândia
2014 – Sede: França | Campeã: Inglaterra
2017 – Sede: Irlanda | Campeã: Nova Zelândia
2021 (22) – Sede: Nova Zelândia | Campeã: Nova Zelândia
2025 – Sede: Inglaterra
Foto: Fotojump