Classificadas à Copa do Mundo de 2025, Yaras visitam em novembro os Países Baixos
Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV tem dois test matches marcados para o fim do ano contra os Países Baixos. Em breve informações sobre transmissão dos jogos
O Brasil já conhece sua próxima oponente no Rugby XV feminino. Após a inédita classificação para a Copa do Mundo, principal competição da modalidade, as Yaras viajarão à Europa para encararem dois amistosos valendo pontos no Ranking Mundial contra a seleção da Holanda, conhecida oficialmente como Países Baixos. Serão duas partidas, nos dias 29 de novembro e 5 de dezembro.
Será a primeira viagem da Seleção Brasileira Feminina para a Europa na modalidade desde 2008. Naquela oportunidade, o Brasil fez seu primeiro jogo oficial na história e foi também contra a Holanda, quando a seleção laranja venceu por apertados 10 a 0.
Depois de 2008, as Yaras só voltaram a formar uma seleção no Rugby XV em 2019 e o crescimento vem sendo meteórico com vitórias sobre Portugal, Estados Unidos (equipe “B”) e Colômbia, resultando em classificação inédita para a Copa do Mundo, que acontece em agosto e setembro de 2025 na Inglaterra.
Com a classificação em mãos, as Yaras necessitam de cada vez mais partidas internacionais para chegarem preparadas para o desafio na Inglaterra. “Precisamos aumentar nosso número de jogos internacionais, garantindo a maior quantidade possível de minutos para cada atleta. Essa experiência, aliada a uma evolução física constante são essenciais para podermos ter boas atuações no Mundial”, comentou Josh Reeves, diretor técnico das seleções brasileiras. “O trabalho físico nós fazemos diariamente, com trabalho intenso no NAR [o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo]. Mas a questão do número de jogos é o mais desafiador, porque a América do Sul não oferece o melhor cenário para crescermos. Os jogos na Europa são essenciais”, completou.
No momento, o Brasil ocupa o 40° lugar no Ranking Mundial, enquanto os Países Baixos estão em 16º. A diferença se explica pela história recente das Yaras. Apesar da menor rodagem, o Brasil já está no Mundial, que contará com 16 participantes, enquanto as neerlandesas estão em busca da classificação. Restam apenas duas vagas na Copa do Mundo, que serão definidas no começo de outubro entre cinco seleções: Países Baixos, Espanha, Samoa, Hong Kong China e Madagascar.
Com o sorteio dos grupos da Copa do Mundo ocorrendo em outubro, as Yaras já irão à Europa em novembro de 2024 conhecendo as oponentes que terão em 2025 na competição.
O investimento no Rugby XV feminino vem crescendo ano após ano no mundo e o Brasil está se posicionando na modalidade. O projeto do World Rugby – a federação internacional – é de ter em 2025 a maior Copa do Mundo na história em público e audiência e a melhor na história dentro de campo. Além de buscar o aumento da quantidade de jogos internacionais para as Yaras, a Brasil Rugby vem fomentando suas competições nacionais, com a evolução do BR XV (o Campeonato Brasileiro) e o investimento em projetos de Rugby juvenil, como o Nina, o Vem pro Rugby, o Rugby Educacional e a parceria com o SESI-SP. O projeto Nina, em especial, é focado no empoderamento feminino e no crescimento das meninas através do rugby ao criar espaços seguros para seu desenvolvimento.
Foto: Fotojump