Tupis iniciam luta por vaga na Copa do Mundo de Rugby, que foi expandida para 24 seleções

Nesse domingo, dia 18, Brasil e Paraguai se enfrentarão em São Paulo, no Estádio Nicolau Alayon (Rua Comendador Sousa, 348), na abertura da zona sul-americana das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027. Jogo ao vivo na NSports (TV e YouTube)

 

Considerado como o terceiro maior evento esportivo de seleções nacionais do planeta, a Copa do Mundo de Rugby (Rugby World Cup) é disputada de quatro em quatro anos e é a principal para o Rugby XV masculino e a edição de 2027, na Austrália, será histórica por ser a primeira com 24 seleções. A Seleção Brasileira começará sua busca por classificação inédita nesse domingo, dia 18, em partida contra o Paraguai, em São Paulo, no estádio do Nacional, com entrada gratuita (clique aqui para garantir seu ingresso).

Os Tupis, como é conhecida a seleção brasileira masculina, buscam classificação inédita ao Mundial, que foi expandido de 20 para 24 seleções. “O caminho até a Copa do Mundo será um caminho muito difícil e estamos trabalhando para fazermos o melhor possível. Estamos fazendo um trabalho muito forte na parte física e nos treinos de campo para evoluirmos técnica e taticamente”, apontou o treinador Emiliano Caffera, uruguaio que lidera os Tupis.

O Brasil venceu em julho amistoso contra Bélgica, por 47 a 25, e foi superado no detalhe por Hong Kong por 26 a 25. “Nos preparamos bem para o início das eliminatórias e julho foi muito importante. Contra o Paraguai, é ganhar e ganhar, é o que importa. E seguimos construindo o time”, afirmou Caffera.

A 1ª fase das eliminatórias na América do Sul será um triangular entre Brasil, Paraguai e Chile, em turno único, com os brasileiros recebendo os paraguaios e visitando os chilenos. O jogo contra o Chile será no dia 5 de outubro e os dois primeiros colocados desse triangular avançarão para a fase final, que será jogada em 2025. O Uruguai já está garantido na fase final, ao passo que o último colocado do triangular entre Brasil, Chile e Paraguai enfrentará uma repescagem contra o campeão da segunda divisão sul-americana (que envolverá Colômbia, Peru, Venezuela e Costa Rica). O vencedor da repescagem também irá à fase final de 2025.

Em 2025, o campeão do Sul-Americano se classificará para a Copa do Mundo. O vice-campeão enfrentará repescagem contra o quarto colocado da zona do Pacífico (que envolvendo seleções de Oceania e América do Norte) e o vencedor também irá à Copa do Mundo. O Já o 3º colocado do Sul-Americano ainda terá uma última chance de se classificar com a Repescagem Mundial, que valerá a última vaga na Copa do Mundo e envolverá 4 seleções: o 3º da América do Sul, o perdedor do duelo entre América do Sul e Pacífico, o 5º colocado da Europa e o vencedor do duelo entre o vice da Ásia e o vice da África.

Com a Argentina já classificada antecipadamente, por ter fechado o Mundial 2023 entre as 12 melhores seleções do mundo, a América do Sul poderá contar com até 4 seleções no Mundial 2027.

 

Rivalidade, comida, música, rugby universitário e bolas para os clubes

Brasil (Tupis) e Paraguai (Yacarés) têm uma história de grande rivalidade, que começou em 1970 e desde então são 18 vitórias brasileiras e 11 paraguaias. Os anos recentes vem sendo de domínio do Brasil, que venceu todos os últimos seis encontros, incluindo em 2023, no Paraguai, por 41 a 22. O último triunfo dos Yacarés foi em 2015, em Bento Gonçalves (RS). As duas seleções se baseiam em atletas que atuam no Super Rugby Américas, a liga profissional do continente, que conta com a franquia brasileira do Cobras Brasil Rugby e a franquia paraguaia do Yacare XV. Os Tupis, no entanto, contam com alguns atletas que atuaram no exterior também e se somam aos jogadores que atuaram pelos Cobras.

O jogo no Estádio Nicolau Alayon contará com outras atrações para o torcedor. Ao lado da arquibancada principal será montada a “Vila dos Tupis”, espaço com comidas e bebidas. Além de música, o evento ainda contará com muito rugby universitário, com rodada dupla do NDU XV, a principal competição da categoria. Às 10h00 tem UNIP contra Mauá e às 12h00 Direito Mackenzie versus PUC/FGV.

Para os clubes que não são universitários, haverá competição de torcidas. Os times que levaram mais torcedores (comprovando pelos cadastros no link de ingressos) ganharão bolas oficiais. O primeiro colocado ganhará 3 bolas, o segundo 2 e o terceiro 1.

 

X

18/08 – 15h30 – Brasil x Paraguai – Estádio Nicolau Alayon, São Paulo – NSports ao vivo

Árbitro: Pablo De Luca | Assistentes: 🇨🇱Frank Méndez e Lucas Saccomanno | TMO: Victor Hugo Barboza

 

A Copa do Mundo de Rugby e a nova Liga Mundial

Atrás apenas da Copa do Mundo da FIFA e dos Jogos Olímpicos em termos de impacto econômico, a Copa do Mundo de Rugby de 2023, realizada na França, gerou 1,8 bilhão de euros em receitas diretas. A Copa do Mundo nasceu em 1987 e chegará à sua 11ª edição, com os campeões sendo a África do Sul (4 títulos: 1995, 2007, 2019 e 2023), Nova Zelândia (3 títulos: 1987, 2011 e 2015), Austrália (2 títulos: 1991 e 1999) e Inglaterra (1 título, em 2003).

Intercalada com a versão masculina, a versão feminina ocorrerá antes, em 2025, na Inglaterra, com o Brasil já classificado. Será a primeira vez que as Yaras (a seleção brasileira feminina) disputam a competição. O treinador das Yaras também é Emiliano Caffera, que comanda as duas seleções brasileiras de Rugby XV. “O objetivo é que a experiência de uma seleção brasileira ajude a outra. O que fizemos de certo e de errado com as Yaras servirá para aprimorarmos o trabalho dos Tupis – e vice-versa”, comentou Josh Reeves, diretor técnico das seleções brasileiras.

Entre os homens, a edição de 2027 marcará época como a primeira com 24 seleções. As 12 primeiras colocadas da Copa do Mundo de 2023 já estão garantidas e são elas, além da Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Inglaterra, Argentina, França, Irlanda, Fiji, Gales, Escócia, Japão e Itália.

As demais 12 vagas estarão em disputa pelas eliminatórias e serão assim distribuídas:

  • 4 vagas para a Europa (4 melhores do Rugby Europe Championship 2025)
  • 3 vagas para o Pacífico (3 melhores entre as seleções de Samoa, Tonga, Estados Unidos e Canadá na Pacific Nations Cup 2025)
  • 1 vaga para a América do Sul (campeão do Sul-Americano 2025)
  • 1 vaga entre o 2º da América do Sul e o 4º do Pacífico)
  • 1 vaga para a África (campeão da Africa Rugby Cup 2025)
  • 1 vaga para a Ásia (campeão do Asia Rugby Championship 2025)
  • 1 vaga para a Repescagem Mundial de 2025, que envolverá 4 seleções:
    • 3º do Sul-Americano 2025
    • Perdedor da Repescagem América do Sul vs Pacífico
    • 5º colocado do Rugby Europe Championship 2025
    • Vencedor do duelo entre o vice da Africa Rugby Cup 2025 e o vice do Asia Rugby Championship 2025

Com todos os classificados para a Copa do Mundo de 2027 conhecidos já em 2025, o World Rugby (a federação internacional) lançará em 2026 o novo Nations Championship, a Liga Mundial masculina de Rugby XV, que envolverá 12 seleções na primeira divisão (os 12 que já estão garantidos na Copa do Mundo) e outras 12 na segunda divisão (os 12 que se classificarão em 2025).

 

Foto: URP