Tupis XV vão a Vancouver (Canadá) para amistoso, consolidando o trabalho da Tupis Academy

Equipe de desenvolvimento da Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV enfrentará o Vancouver Highlanders no dia 3 de agosto, às 21h00, horário de Brasília 

 

Os jogos internacionais do Rugby XV masculino não param neste fim de semana. No dia de 3 de agosto, os “Tupis XV”, nome oficial para a seleção brasileira masculina de desenvolvimento, irão a campo em Vancouver, no Canadá, contra o Vancouver Highlanders, time profissional recém criado. O jogo será no campo do Capilano RFC, às 17h00 locais (21h00 de Brasília).

Os Tupis XV serão conduzidos pelo treinador e diretor técnico Josh Reeves, em comissão técnica que ainda contará com os auxiliares Lucas Abud, treinador da academia de São Paulo, e Guilherme Coghetto. “Lançamento neste ano o Tupis Academy, no NAR, em São Paulo, onde trabalhamos um grupo de atletas M23 para evoluíram técnica e fisicamente. A Academia está aberta ainda a atletas do rugby de clubes e que querem evoluir. O grupo se fortaleceu muito e já conta com mais de 20 atletas treinando regulamente”, apontou Josh Reeves. “Obviamente, o grupo precisa de jogos e o time que irá ao Canadá foi selecionado com o intuito de garantir mais minutos de jogo de boa qualidade para esses atletas em desenvolvimento. Nosso intuito é tirar desse elenco Academy cada vez mais atletas para o time principal e queremos no ano que vem um calendário ainda maior para o Tupis XV”.

O elenco que irá ao Canadá ainda conta com jogadores já envolvidos nos Cobras, a franquia brasileira que disputa o Super Rugby Américas, a liga profissional do continente. “Queremos dar mais tempo de jogo também para atletas que já estão nos Cobras e já têm experiência nos Tupis, mas que precisam de mais rodagem”, comentou o treinador. Entre os atletas que viajam e já atuaram neste ano pelos Cobras estão o pilar Levy, o terceira linha Maiki (que jogaram pelos Tupis contra Hong Kong China no último fim de semana), os também terceiras linhas Renato e Pedrão, o abertura e centro Joel, o hooker Neymar, o scrum-half Nassor, o centro Feijão e os pontas Cafu, Varejão e Sérgio. Atuando no rugby de clubes, o terceira linha Hanz, o segunda linha Kauã e o primeira linha Sininho são outros nomes com jogos pelos Tupis principais e que voltarão a vestir a camisa brasileira, assim como Cruz, que defendeu a seleção de rugby sevens do Brasil no Pré Olímpico deste ano e volta a ter uma convocação no rugby XV.

“Esses atletas vindos do rugby de clubes e que têm histórico com os Tupis trarão experiência ao elenco e ensinam os mais novos a passarem por esse processo. E é importante dizer que estamos abrindo o espaço do NAR para atletas dos clubes interessados em evoluir e com comprometimento”, afirmou Josh. O NAR (Núcleo de Alto Rendimento) de São Paulo é o local onde os Tupis treinam regularmente, localizado na zona sul paulistana. “O próximo passo do Tupis Academy é criar um M23 em São José dos Campos, consolidando mais um grupo, agoran o Vale. Isso deve ocorrer em setembro”, complementou.

Alguns nomes viajarão logo após retornarem do Paraguai com a seleção brasileira juvenil, os Curumins. São os casos de Andrei, Nicolas e Kaiky. Entre os destaques também estão jogadores identificado no exterior: Raphael Hollister, vindo do rugby inglês, e Nicholas Sydorowitz, vindo do rugby norte-americano, já atuaram antes pelos Curumins, ao passo que Leonardo DeSouza Davies vem do rugby galês.

Em breve, mais informações sobre a partida e sua transmissão.

 

Convocados:

Andrei Santana (Jacareí)

Guilherme Oliveira (SPAC)

Gustavo Pompeo (Poli)

Luccas “Hanz” Adib (Poli)

Iarley Santana (SPAC | Porto Seguro)

João Pedro “Sininho” Talamini (Poli)

Joel Júnior (Cobras | Poli)

Kaiky Araújo (Jacareí)

Kauã Guimarães (Pasteur)

Leonardo DeSouza Davies (Aberystwyth, Gales)

Leonardo “Neymar” de Souza (Cobras | São José)

Levy Marinho (Cobras | Jacareí)

Maiki Lemes (Cobras | Jacareí)

Matheus Cruz (Jacareí)

Nassor Lukata (Cobras | Poli)

Nicholas Sydorowitz (University of Mary Washington, EUA)

Nicolas Rocha (Pasteur)

Pedro “Pedrão” Aparecido (Cobras | Poli)

Raphael Hollister (University of Surrey, Inglaterra)

Renato Santos (Cobras | Pasteur)

Robson “Varejão” Moraes (Cobras | Pasteur)

Sérgio Luna (Cobras | SPAC)

Victor “Feijão” Silva (Cobras | São José)

Widson “Cafu” Menezes (Cobras | SPAC)

 

Foto: Fotojump