Brasil encara Hong Kong China em grande partida de Rugby XV masculino nesse sábado em São Paulo com NSports ao vivo

Os Tupis, a Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV, começarão temporada internacional recebendo Hong Kong China no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (Rua Comendador Sousa, 348). O jogo terá entrada gratuita e transmissão ao vivo pela NSports às 15h30

 

Os Tupis abrirão a temporada 2024 nesse sábado, dia 20, com duelo internacional contra a seleção de Hong Kong China, que está em visita à América do Sul. O mês de julho é destinado a jogos entre seleções nacionais, com os países do Hemisfério Norte visitando o Hemisfério Sul. O Brasil terá dois compromissos neste mês e, além dos asiáticos, ainda enfrentará a Bélgica, no dia 27, antes de iniciar em agosto as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027. O jogo será no estádio do Nacional Atlético Clube, em São Paulo, e o pontapé inicial será dado às 15h30.

As partidas de julho valem pontos preciosos no Ranking Mundial. Atualmente, Hong Kong China ocupa o 24º lugar geral, ao passo que o Brasil está em 29º. Uma vitória servirá para elevar os Tupis em 1 posição no Ranking, elevando a moral da equipe antes dos jogos de agosto. A Copa do Mundo de Rugby foi expandida de 20 para 24 participantes e Hong Kong China é favorito para a nova vaga asiática, ao passo que o Brasil está entre os principais candidatos nas Américas.

Brasil e Hong Kong China duelaram apenas uma vez na história na categoria, em 2011, quando o time asiático derrotou os brasileiros em Dubai por 37 a 3. Desde então, os Tupis só evoluíram, com a base do time brasileiro sendo formada por atletas que atuam juntos no Cobras Brasil Rugby, a franquia brasileira que disputou no primeiro semestre o Super Rugby Américas, a liga profissional do continente. Além dos Cobras, chegaram ao elenco brasileiro cinco atletas que atuam no exterior.

“Busco trazer minha experiência para o grupo. Estamos nos preparando muito para a partida e quando cheguei ao Brasil já vi nosso time treinando duro. Estamos preparados para esse desafio”, comentou Matheus “Blade”, que atua pelo CDUL, de Lisboa, semifinalista do Campeonato Português.

“Meu sentimento de voltar a defender o Brasil é incrível, pois foi aqui que criei raízes e paixão pelo Rugby”, comentou Wilton “Nelson” Rebolo, que atua no Los Angeles, da Major League Rugby norte-americana. “Nos últimos anos tive passagens pelo rugby dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia e aprendi demais. Quero passar esses aprendizados para meus companheiros e contribuir da melhor forma. Estamos muito empolgados de encararmos um adversário diferente e vamos para cima”, finalizou.

Hong Kong China vai para a sua última partida do mês, tendo visitado já Chile e Paraguai nas últimas semanas. Contra os chilenos, os Dragões, como é conhecida a seleção de Hong Kong China, foram derrotados por 22 a 17, mas se reergueram em estilo diante dos paraguaios vencendo o segundo compromisso por 80 a 12. Em junho, os Dragões já tinham derrotado Malásia, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul pelo Campeonato Asiático, do qual foram campeões, mas com o detalhe da ausência da principal seleção do continente, o Japão.

“A expectativa é botar em campo tudo que treinamos até agora fazer 2 bons jogos, contra Hong Kong China e contra Bélgica. Temos foco também para o jogo contra Paraguai, que o primeiro jogo Qualificatório. Então nosso foco é entregar tudo nesses 2 primeiros jogos, com vitórias, para chegarmos mais fortes para o jogo contra Paraguai” Emiliano Caffera, Head Coach dos Tupis

 

Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby, abre o evento no Nacional

A ação começará mais cedo no Estádio Nicolau Alayon com partida válida pela última rodada da primeira fase do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. O duelo será às 12h00 e opõe dois clubes da capital paulista, Pasteur e SPAC, os dois clubes mais antigos da cidade que disputam a competição. O jogo é apelidado de “Le Crunch Paulista”, em alusão ao nome dado ao duelo no rugby entre França e Inglaterra, de grande rivalidade. O Pasteur tem origem francesa e o SPAC é de origem britânica, o que alimenta a rivalidade.

“Tenho falado com meus atletas que este jogo vale pouco pelo campeonato, pois independente do resultado as posições de classificação já estão definidas, mas ele vale tudo para a nossa construção como equipe e nosso engajamento com a nossa gente. Portanto, jogar no estádio do Nacional, prévio ao jogo dos Tupis, é muito simbólico e importante. Pasteur e Spac são duas das maiores e mais tradicionais comunidades do rugby paulista e brasileiro. Ao passo que a rivalidade e a competitividade dos últimos jogos entre os dois clubes tem feito movimentar a atenção e interesse dos seus torcedores, também precisamos resgatar a conexão da comunidade do rugby com a nossa seleção. Viver estas duas atmosferas e possibilidades em um mesmo dia e local, é tudo o que nosso rugby precisava e merecia. Espero que a gente encha aquele estádio e volte a vibrar em favor do rugby brasileiro”, comentou Fernando Portugal, treinador do Pasteur, que é o clube mandante da partida e atual campeão brasileiro. Tanto Pasteur como SPAC já estão garantidos matematicamente na próxima fase do Super 12, o Hexagonal Final.

A partida entre Pasteur e SPAC será exibida ao vivo no canal de YouTube do Pasteur.

 

Entrada gratuita e food trucks

A entrada no Estádio Nicolau Alayon é gratuita e o público deverá garantir o ingresso online (clique aqui). O evento contará com área de food trucks, com cardápio variado de comidas e bebidas. O evento ainda conta com promoção da NDU (Novo Desporto Universitário) em parceria com a Brasil Rugby para a maior torcida universitária presente no estádio. O time que levar mais público ganhará três bolas oficiais de rugby, com o segundo colocado ganhando duas e o terceiro colocado uma.

 

x

20/07 – 15h30 – 🇧🇷Brasil x Hong Kong China🇭🇰 – Estádio Nicolau Alayon (São Paulo, SP) – NSports AO VIVO

Árbitro: 🇦🇷Pablo de Luca | Assistentes: 🇦🇷Simón Larrubia e 🇦🇷Federico Solari | TMO: 🇧🇷Victor Hugo Barboza

🇧🇷Brasil: 15 Lucas “Zé” Tranquez, 14 Robert Tenório, 13 Carlo Mignot, 12 Lorenzo Massari, 11 Ariel Rodrigues, 10 João Amaral, 9 Felipe Gonçalves, 8 André Arruda, 7 Matheus Cláudio,  6 Cleber “Gelado” Dias (c), 5 Gabriel “Fúria” Oliveira, 4 Ben Donald, 3 Matheus “Blade” Rocha, 2 Endy Willian Pinheiro, 1 João Lucas Marino;

Suplentes: 16 David “Bob” Muller, 17 Levy Marinho, 18 Leonel Moreno, 19 Gabriel Paganini, 20 Adrio de Melo, 21 Maiki Lemes, 22 Lucas Spago, 23 Moisés Duque;

Treinador: Emiliano Caffera;

🇭🇰 Hong Kong China: 15 Matthew Worley, 14 Sebastian Brien, 13 Nathan De Thierry, 12 Ben Axten-Burrett, 11 Paul Altier, 10 Matteo Avitabile, 9 Jack Combes, 8 Luke van der Smit, 7 James Sawyer, 6 Joshua Hrstich (c), 5 Callum McCullough, 4 Kyle Sullivan, 3 Zacceus Cinnamond, 2 Alexander Post, 1 Rory Cinnamond;

Suplentes: 16 Calum Scott, 17 James Holmes, 18 Faizal Solomona Penesa, 19 Jamie Pincott, 20 Tyler McNutt, 21 Pierce Mackinlay-West, 22 Bryn Phillips, Harry Sayers;

Treinador: Andrew Douglas

 

Foto: Fotojump