SESI-SP e Brasil Rugby celebraram parceria com 3º Festival de Rugby na unidade do SESI Campinas Santos Dumont

Evento voltado ao desenvolvimento do rugby nacional contou com a participação de nove unidades do Sesi no interior paulista

Após uma semana intensa de atividades, o Festival Sesi de Rugby encerrou sua terceira edição com uma programação intensa de jogos em Campinas (SP). Fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e o Sesi, o evento reuniu 320 atletas, de 11 a 17 anos, e dezenas de treinadores na unidade Santos Dumont.
“Foi uma semana inteira de muito rugby, de capacitação dos nossos profissionais, e que terminou com a realização de um dia inteiro de jogos entre as unidades participantes. Conseguimos reunir alunos de nove unidades, possibilitando a integração e o desenvolvimento individual deles”, diz Júlio Faria, Coordenador de Desenvolvimento do Jogo na CBRu.
“O Festival é muito importante para fazer uma avaliação do desenvolvimento de atletas e profissionais envolvidos. A CBRu tem dado um grande apoio e nos ajudado a desenvolver os valores do esporte. Com esse evento, conseguimos ampliar a interação entre as unidades”, afirma André Avallone, Supervisor Geral de Esportes do Sesi (SP).
O evento começou na segunda-feira com capacitação de guarda-vidas e seguiu com formação dos educadores do SESI e encontro com representantes dos clubes parceiros ao longo da semana, incluindo atividade para os jovens da unidade. O sábado foi de jogos com partidas de rugby sevens (com contato físico) e T1 Rugby (nova modalidade lançada pelo World Rugby para rugby sem contato) e contou com a participação de equipes de nove unidades do Sesi espalhadas pelo interior de São Paulo e seus clubes parceiros. Além de Campinas (parceira do Jequitibá Rugby Clube), que sediou o Festival, estiveram presentes atletas e treinadores das seguintes cidades: Americana, Guarulhos (Pasteur Athlétique Club), Indaiatuba (Tornados Indaiatuba), Osasco (Poli Rugby), Jacareí (Jacareí Rugby), São José dos Campos (Iguanas Rugby), Taubaté (Taubaté Rugby Clube) e Votorantim (Lechuza Rugby Clube).
O evento tem, entre tantos objetivos, reter os talentos do rugby; avaliar os benefícios da prática esportiva destas crianças e adolescentes em relação àqueles que não fazem atividade física; e comparar o nível técnico entre as diferentes unidades, a partir da análise das características dos jovens atletas, com o monitoramento da efetividade das atividades desenvolvidas.
“Sabemos que, quando chegarem à adolescência, estas crianças vão passar por uma transformação muito grande sob todos os aspectos, e isso é determinante para a continuidade ou não no esporte. Então, por meio deste Festival, conseguimos identificar em qual fase de desenvolvimento elas se encontram e, eventualmente, controlar os estímulos e cargas de treinamento, já que queremos respeitar a individualidade de cada um e tentar extrair o máximo deles, independentemente se seguirão a carreira esportiva”, explica Cesar Cavinato, Coordenador de Desenvolvimento do Esporte do Sesi (SP).
Todas as ações do Festival buscaram transmitir os cinco valores fundamentais do rugby (paixão, respeito, disciplina, integridade e solidariedade) e a Pedagogia do Exemplo, princípio que está associado aos projetos esportivos desenvolvidos pelo Sesi, no qual o esporte é um instrumento de transformação pessoal e social.

Foto: Fotojump