Brasil encara rugby sevens dos Jogos Pan-Americanos nessa sexta e sábado de olho no pódio
Seleções Brasileiras Feminina e Masculina de Rugby Sevens jogarão no Estádio de La Pintana, em Santiago. Torneios de rugby sevens acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, com transmissões do canal do Time Brasil
Yaras e Tupis, as seleções brasileiras feminina e masculina de rugby sevens, entrarão em campo nos Jogos Pan-Americanos nessa sexta e sábado, dia 3 e 4 de novembro, com seis partidas no primeiro dia e quatro no segundo. O Brasil irá a campo no feminino como um dos três favoritos a subir ao pódio, ao passo que no masculino correrá por fora buscando surpreender por uma medalha. Em 2019, as duas seleções terminaram o Pan de Lima em quarto lugar.
“Esperamos que as meninas fiquem felizes com esta de volta aos gramados. É nosso primeiro torneio dentro de uma longa temporada que envolverá o Circuito Mundial e terminará com os Jogos Olímpicos. Faz tempo que elas no têm torneios assim e é hora de começar a nova temporada, sempre empolga”, comentou o treinador das Yaras, o inglês Will Broderick. “Fizemos uma preparação dura e elas agora só querem jogar e dar o melhor”, complementou.
O Brasil está no Grupo B com Canadá, México e Chile. O Canadá é o grande oponente das brasileiras, com as duas seleções somando-se aos Estados Unidos como as três da região que disputam a primeira divisão do Circuito Mundial de Rugby Sevens, estando as três entre as doze melhores do mundo. As Yaras ainda buscam a primeira vitória no Pan sobre as canadenses, mas o primeiro objetivo será derrotar Chile e México, já que duas equipes de cada grupo irão às semifinais. O Brasil jamais perdeu um jogo oficial para chilenas ou mexicanas. O último duelo com o México foi em 2022 e acabou em 34 a 5 para as Yaras, ao passo que o Brasil venceu o Chile em 2023 por 45 a 7 no Pré Olímpico. Contra o Canadá, o último duelo foi pelo Circuito Mundial, em maio, na França, com as canadenses vencendo apertado por 26 a 17.
Sobre os Tupis, Josh Reeves, diretor técnico das seleções brasileiras, comentou: “quatro anos atrás tivemos sucesso ao alcançarmos a semifinal e quase conseguirmos a medalha. Quatro atletas daquele time voltam ao Pan e dois estão na comissão técnica. Temos um grupo experiente e esperamos aproveitar as oportunidades de surpresa que aparecerem”.
Os Tupis estão no Grupo B com Estados Unidos, Canadá e México e terão que conseguir uma vitória histórica sobre canadenses ou repetir a vitória de 2019 sobre os Estados Unidos (12 a 10 naquela oportunidade) para avançarem às semifinais. Em 2015, o Brasil venceu o México no Pan por 14 a 7.
O rugby sevens entrou para os Jogos Pan-Americanos em 2011, na edição realizada em Guadalajara, no México. Naquela oportunidade, apenas o torneio masculino foi realizado e o Brasil ficando em 7º lugar. O ouro foi do Canadá, a prata da Argentina e o bronze dos Estados Unidos. Depois, em Toronto, em 2015, o Brasil ficou com o bronze no inédito torneio feminino, com as donas da casa, o Canadá, sendo ouro e os Estados Unidos prata. No masculino, o Brasil ficou em 6º lugar, com o anfitrião Canadá ganhando o ouro, a Argentina a prata e os Estados Unidos o bronze outra vez. Por fim, em 2019, em Lima, no Peru, o ouro feminino foi do Canadá, a prata dos Estados Unidos e o bronze da Colômbia, enquanto a Argentina ganhou o ouro entre os homens, o Canadá a prata e os Estados Unidos o bronze.
Do plantel das Yaras que disputou o Pan de 2019, seis atletas retornam em 2023: Luiza Campos (única em campo que foi medalhista de bronze no Pan de 2015 e que jogou o Rio 2016), Mari Nicolau, Rafa Zenallto, Milena Mariano, Aline Furtado e Thalia Costa (artilheira da equipe no último Circuito Mundial),. Dos Tupis, os quatro que estiveram no Pan 2019 são Felipe Sancery (único remanescente dos Jogos Olímpicos do Rio 2016), Lorenzo Massari, Robert Tenório e Daniel “Maranhão” Lima, com o treinador Lucas “Duque” Tanque tendo atuado no Pan 2019 como jogador.
O torneio do Pan antecede os Jogos Olímpicos. Brasil, Canadá e Estados Unidos já estão garantidos em Paris 2024 na categoria feminina, enquanto Argentina, Estados Unidos e Uruguai estão assegurados no masculino. O Brasil ainda jogará em junho a repescagem mundial do masculino por uma última vaga nos Jogos Olímpicos.
A arbitragem brasileira também estará representada no Pan com Cauã Ricardo.
O que é o Rugby Sevens?
O Rugby conta com duas modalidades principais, o rugby de 15 jogadores e o rugby de 7, o sevens. A modalidade disputada nos Jogos Olímpicos é o rugby sevens, assim como nos Jogos Pan-Americanos.
Os jogos do rugby sevens têm dois tempos de 7 minutos, com 7 atletas de cada lado e mais 5 na reserva. Cada time faz de dois a três jogos por dia. O try é a principal pontuação, valendo 5 pontos, com o chute de conversão após o try valendo 2 pontos. Penais e drop goals, ainda que raros no sevens, valem 3 pontos cada.
Jogos Pan-Americanos – Rugby Sevens
Feminino
Grupo A: 🇺🇸Estados Unidos, 🇵🇾Paraguai, 🇨🇴Colômbia e 🇯🇲Jamaica
Grupo B: 🇨🇦Canadá, 🇧🇷Brasil, 🇲🇽México e 🇨🇱Chile
Sexta, dia 03/11
10h00 – Estados Unidos x Jamaica
10h25 – Paraguai x Colômbia
10h50 – Brasil x México
11h15 – Canadá x Chile
15h00 – Estados Unidos x Colômbia
15h25 – Jamaica x Paraguai
15h50 – Canadá x México
16h15 – Brasil x Chile
18h20 – Estados Unidos x Paraguai
18h45 – Colômbia x Jamaica
19h10 – Brasil x Canadá
19h35 – México x Chile
Sábado, dia 04/11
Semifinais – 10h00 às 13h20
7º lugar – 15h00
5º lugar – 15h25
Bronze – 16h40
Ouro – 17h40
Masculino
Grupo A: 🇦🇷Argentina, 🇺🇾Uruguai, 🇨🇱Chile e 🇯🇲Jamaica
Grupo B: 🇺🇸Estados Unidos, 🇨🇦Canadá, 🇧🇷Brasil e 🇲🇽México
Sexta, dia 03/11
11h40 – Estados Unidos x México
12h05 – Brasil x Canadá
12h30 – Argentina x Jamaica
12h55 – Uruguai x Chile
16h40 – Brasil x Estados Unidos
17h05 – Canadá x México
17h30 – Jamaica x Uruguai
17h55 – Argentina x Chile
20h00 – Estados Unidos x Canadá
20h25 – Brasil x México
20h50 – Argentina x Uruguai
21h15 – Chile x Jamaica
Sábado, dia 04/11
Semifinais – 10h00 às 13h20
7º lugar – 15h50
5º lugar – 16h15
Bronze – 17h10
Ouro – 18h10
Yaras (Seleção Brasileira Feminina)
Aline Furtado (USP, SP)
Andressa Alves (El-Shaddai, RJ)
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)
Gabriela Lima (El-Shaddai, RJ)
Gisele Gomes (SPAC, SP)
Luiza Campos (Charrua, RS)
Mariana Nicolau (São José, SP)
Marina “Tchoba” Fioravanti (Band Saracens, SP)
Milena Batista Mariano Silva (São José, SP)
Rafaela Zanellato (Curitiba, PR)
Thalia Costa (Delta, PI)
Yasmim Lima (Melina, MT)
Treinador: Will Broderick
Tupis (Seleção Brasileira Masculina)
Daniel “Maranhão” Lima (Poli, SP | Cobras Brasil)
Felipe Sancery (São José, SP)
Joel Júnior (Poli, SP)
Lorenzo Massari (Cobras Brasil)
Lucas “Zé” Tranquez (Poli, SP | Cobras Brasil)
Matheus “Nego” Cláudio (Jacareí, SP | Cobras Brasil)
Moisés Duque (Académica de Coimbra, Portugal)
Rafael “Latrell” Teixeira (São José, SP)
Robert Tenório (Poli, SP | Cobras Brasil)
Robson “Varejão” Morais (Pasteur, SP | Cobras Brasil)
Sérgio Luna (SPAC, SP | Cobras Brasil)
Widson “Cafu” Menezes (SPAC, SP)
Treinador: Lucas “Tanque” Duque
Foto: Brasil Rugby divulgação