Wilton “Nelson” Rebolo se tornará primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Neozelandês de Rugby

Primeira linha da Seleção Brasileira de Rugby vai fazendo história no rugby da Oceania jogando entre os melhores atletas do mundo

 

Aos 28 anos, o paulista Wilton Murilo Rebolo, mais conhecido no rugby como “Nelson”, se tornará o primeiro jogador brasileiro de rugby, formado no rugby nacional, a jogar o NPC, o Campeonato Neozelandês de Rugby, que tem transmissão para o Brasil pelo Star+. Nelson assinou contrato nesta semana com o Northland, uma das 14 equipes que disputam a competição. O NPC terá início no dia 4 de agosto e a grande final será no dia 20 de outubro.

O primeira linha já havia feito história ao ser o primeiro atleta nascido no Brasil a jogar o Super Rugby Pacific, a grande liga da Oceania, no primeiro semestre deste ano, atuando pelo Western Force, da Austrália. Nelson ainda retornará ao Force para nova temporada do Super Rugby Pacific no primeiro semestre de 2024. O rugby na Oceania divide sua temporada com o Super Rugby Pacific sendo jogado no primeiro semestre e com o segundo semestre sendo reservado às competições domésticas (com destaque para National Provincial Championship, o NPC neozelandês) e às seleções nacionais.

No ano passado, Nelson foi o primeiro brasileiro a ser campeão da Major League Rugby norte-americana ao atuar pelo Rugby New York. No Brasil, o jogador começou no esporte no Mastodontes de Catanduva e passou por SPAC, Band Saracens, Pasteur (três clubes da capital paulista) e São José. Pela Seleção Brasileira, os Tupis, Nelson tem 30 jogos oficiais.

“Estou tendo grande aprendizado com todas essas experiência. Quando você é exigido ao máximo, você tem a responsabilidade de chegar a todo treino cada vez melhor e a experiência e conhecimento que meus companheiros e treinadores me passam é sensacional”, comentou Nelson sobre o momento. “Jogar na Nova Zelândia e na Austrália é um sonho e quero seguir atuando pelo Brasil, estou muito ansioso para voltar também a vestir a amarelinha e jogar com os amigos”.

A seleção da Nova Zelândia, os All Blacks, é tricampeã mundial, sendo a maior campeã da Copa do Mundo. Já os Wallabies, a seleção australiana, é bicampeã.