Cauã Ricardo escalado na arbitragem para o World Rugby U20s Trophy
O World Rugby U20s Trophy, o torneio da 2a divisão mundial sub 20 masculina, começa nesse sábado, dia 15, no Quênia, com o brasileiro Cauã Ricardo na arbitragem
A arbitragem brasileira está representada no retorno do World Rugby U20s Trophy, competição da federação internacional que não era realizada desde 2019 e que vale a seu campeão a promoção ao World Rugby U20s Championship, o torneio da primeira divisão mundial M20. Pela terceira edição consecutiva do Trophy, Cauã Ricardo representa a arbitragem brasileira, tornando-se o primeiro na arbitragem mundial a participar de três edições dessa competição.
Enquanto o World Rugby U20s Championship conta com as 12 melhores seleções do mundo, o Trophy conta com 8 times, classificados a partir dos campeonatos regionais. São 6 campeões regionais – Zimbábue (África), Hong Kong (Ásia), Samoa (Oceania), Uruguai (América do Sul), Estados Unidos (América do Norte) e Espanha (Europa) – além do país sede (Quênia) e do time rebaixado do Championship na edição anterior (Escócia). As equipes foram divididas em dois grupos de quatro times cada, com os campeões de cada grupo fazendo a grande final no dia 30 de julho. O campeão será promovido ao Championship de 2024 no lugar do rebaixado Japão. O Championship de 2023 foi encerrado nesta sexta, dia 14, com a França se sagrando campeã.
Na 1a rodada, nesse dia 15, em Nairóbi, capital queniana, Cauã Ricardo foi escalado como assistente pra o duelo que abre o torneio, Escócia versus Zimbábue. Na segunda rodada, o brasileiro será o árbitro principal para Samoa contra Hong Kong, no dia 20 deste mês. No Grupo A estão Escócia, Uruguai, Estados Unidos e Zimbábue, ao passo que no Grupo B se encaram Espanha, Samoa, Quênia e Hong Kong.
Foto dos capitães: World Rugby