Yaras convocadas para a largada do Circuito Mundial de Rugby Sevens
Os dias 2 e 3 de dezembro serão de muito rugby sevens em Dubai com o torneio que marcará a largada do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino 2022-23. A temporada valerá 4 vagas nos Jogos Olímpicos e o Brasil estará nas disputas
Uma nova temporada terá início para a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens com a largada da edição 2022-23 do Circuito Mundial de Rugby Sevens Feminino (World Rugby Sevens Series), que terá transmissões pelo Star+. A participação brasileira marca a quarta vez na qual as Yaras estão na elite do rugby sevens mundial.
Dubai receberá a 1a etapa da temporada feminina com 12 seleções indo a campo naquele que é um dos mais tradicionais eventos do esporte. Ao todo, 11 seleções jogarão todas as 7 etapas da temporada, compondo a primeira divisão mundial. São elas Brasil, Austrália (atual campeã), Nova Zelândia, Fiji, Japão, Canadá, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda, França e Espanha. Além delas, em todas as etapas haverá uma seleção convidada, começando pela China no evento de Dubai. Ao final das 7 etapas, as 4 primeiras colocadas garantirão vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, enquanto as demais terão que buscar classificação pelos torneios Pré Olímpicos regionais.
Para a etapa inaugural, o treinador do Brasil, o inglês naturalizado brasileiro Will Broderick, convocou 13 atletas, mantendo a base do time que vem jogando as principais competições. Luiza Campos, Mariana Nicolau, Leila Silva, Isadora Lopes, Thalia Costa, Marina “Tchoba” Fiotavanti, Andressa Alves, Bianca Silva e Marcelle Souza são as jogadoras no grupo que disputaram em setembro passado a Copa do Mundo de Rugby Sevens, na África do Sul, naquele que foi o torneio mais importante de 2022 para as Yaras. Experiente no Circuito Mundial, Rafaela Zanellato, que perdeu a Copa do Mundo por lesão, está de volta, ao passo que Thalita Costa, irmã gêmea de Thalia, também retorna ao time. As jovens Camilla e Gisele são as novidades, dando sequência à proposta de Will de sempre contar com atletas mais jovens no elenco para ganharem experiência. Camilla, no entanto, já defendeu a equipe na conquista da medalha de ouro dos Jogos Sul-Americanos em outubro no Paraguai.
O Brasil caiu no Grupo B de Dubai e terá pela frente na fase de grupos Nova Zelândia, França e Grã-Bretanha.
Convocadas
- Mariana Nicolau (São José)
- Luiza Campos (Charrua)
- Rafaela Zanellato (Curitiba)
- Leila Silva (Leoas)
- Thalia Costa (Delta)
- Isadora Lopes (Melina)
- Gisele Gomes (SPAC)
- Marina Fioravanti (Band Saracens)
- Camilla Isis Carvalho (El Shaddai)
- Andressa Alves (El Shaddai)
- Bianca Silva (Leoas)
- Marcelle Souza (El Shaddai)
- Thalita Costa (Delta)
Etapa de Dubai
Grupo A: Austrália, EUA, Canadá e China
Grupo B: França, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Brasil
Grupo C: Fiji, Irlanda, Espanha e Japão
Temporada 2022-23
1a etapa – Dubai (Emirados Árabes Unidos) – 2 e 3 de dezembro 2022
2a etapa – Cidade do Cabo (África do Sul) – 9 a 11 de dezembro 2022
3a etapa – Hamilton (Nova Zelândia) – 21 e 22 de janeiro 2023
4a etapa – Sydney (Austrália) – 27 a 29 de janeiro 2023
5a etapa – Vancouver (Canadá) – 3 a 5 de março 2023
6a etapa – Hong Kong (China) – 31 de março a 2 de abril 2023
7a etapa – Toulouse (França) – 12 a 14 de maio 2023
Foto: Bruno Ruas @ruasmidia