
Brasil fecha temporada regular do Circuito Mundial de Rugby Sevens com melhor colocação na história
Yaras disputaram a 6a e última etapa da temporada regular do SVNS 2024-25 em Singapura neste fim de semana. O 12º lugar na etapa rendeu ao Brasil o 9º lugar na classificação geral, o melhor resultado na história
Neste fim de semana, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens disputou em Singapura a última etapa da temporada regular do Circuito Mundialde Rugby Sevens (a chamada fase “Liga” do SVNS) e ficaram com a melhor classificação geral na história, o 9º lugar.
O torneio em Singapura não foi bom para as Yaras, que sofreram 4 derrotas em 4 jogos e ficaram na última colocação. Porém, com a combinação de resultados, o Brasil terminou o Circuito em 9º lugar da 1ª divisão mundial, superando o 10º de 2023-24.
No sábado, na fase de grupos, as brasileiras foram superadas pela China, por 19 a 5 (com try de Thalia para o Brasil) e pela Nova Zelândia por 48 a 0. Com isso, as Yaras jogaram as semifinais de 9º lugar no domingo.
O duelo foi com a Irlanda, que superou o Brasil por 26 a 10 (Isadora e Thalia fizeram os tries brasileiros). No último jogo, pelo 11º lugar, o Brasil flertou com a vitória, mas acabou derrotado pelos Estados Unidos por 26 a 21. Yasmim, Bianca e Thalia marcaram os tries das Yaras. Thalia alcançou os 28 tries na temporada e fechou a Liga no Top 5 da artilharia mundial.
A Nova Zelândia se sagrou campeã da etapa, vencendo a final contra a Austrália por 31 a 7. Ao final da fase Liga, a Nova Zelândia se sagrou campeã, faturando seu 8º título.
Com os resultados, Nova Zelândia, Austrália, França, Canadá, EUA, Japão, Fiji e Grã-Bretanha disputaram as finais e o título mundial na etapa final, em Los Angeles (EUA), nos dias 3 e 4 de maio. Já Brasil, China, Irlanda e Espanha irão a Los Angeles para enfrentarem as 4 melhores seleções da 2a divisão mundial (ainda a serem confirmadas) vendo a permanência na elite do Circuito.
“Não terminamos do jeito que imaginávamos, mas isso não tira o mérito do que conquistamos ao longo da temporada: melhor posição no Circuito Mundial, maior pontuação da história, quinto lugar em Vancouver (Canadá) com vitória sobre a Austrália, incomodamos outras grandes seleções ao longo do ano. Essa equipe é incrível, tenho um respeito enorme por todas. Agora é ir para Los Angeles disputar o Challenger Series com a certeza de que temos ainda mais a entregar” – Crystal Kaua
Confira os placares:
Brasil 05 x 19 China
Brasil 00 x 48 Nova Zelândia
Brasil 10 x 26 Irlanda
Brasil 21 x 26 Estados Unidos
Classificação final da temporada regular:
1 Nova Zelândia, 116 pontos
2 Austrália, 106 pontos
3 França, 80 pontos
4 Canadá, 72 pontos
5 Japão, 64 pontos
6 EUA, 58 pontos
7 Fiji, 46 pontos
8 Grã-Bretanha, 43 pontos
—
9 Brasil, 33 pontos
10 China, 30 pontos
11 Irlanda, 22 pontos
12 Espanha, 14 pontos