
Cobras Brasil contra Peñarol é clássico sul-americano do Rugby nesse domingo em São Paulo
Festa do Rugby: Domingo, dia 16, é de muito rugby no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, com o Cobras Brasil Rugby encarando o Peñarol, do Uruguai, às 12h30, pelo Super Rugby Américas, a liga sul-americana. Entrada gratuita (clique aqui e garanta a sua)
O domingo será de uma verdadeira festa do rugby no Estádio do Nacional Atlético Clube, em São Paulo, com atividades das 8h às 18h. O dia começa com a Copa Cobras NDU, torneio universitário de rugby sevens com 12 times (6 femininos e 6 masculinos) em parceria entre a Brasil Rugby e o Novo Desporto Universitário. Às 12h30, as atenções se voltam para o evento principal, o jogo entre Cobras Brasil Rugby e o Peñarol, do Uruguai, pela quinta rodada da edição 2025 do Super Rugby Américas, a liga profissional masculina de Rugby XV. O rugby sevens universitário retorna às 15h00 e se encerra perto das 18h.
Fora de campo, o torcedor ainda poderá curtir atividades com realidade virtual, para mergulhar na experiência do rugby, além de música com DJ e muita comida e bebida . A entrada será franca, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. É necessário assegurar o ingresso pelo Sympla.
A partida entre Cobras e Peñarol terá transmissão ao vivo pela ESPN2 e Disney+.
Cobras de olho em repetirem vitórias de 2024
O ano de 2024 foi de domínio dos Cobras sobre o Peñarol, campeão sul-americano de 2022 e 2023. A franquia brasileira, que é base da seleção nacional, abriu a temporada 2024 vencendo em Jacareí o Peñarol por históricos 15 a 13. Depois, o time brasileiro ainda venceu pela primeira vez em Montevidéu com um 25 a 19 para ficar na memória. Os resultados inspiram os Cobras para buscarem a primeira vitória em 2025, após 3 derrotas. O Peñarol, por outro lado, é o líder da competição no momento.
“No ano passado, conseguimos uma bela vitória sobre o Peñarol e sabemos que temos qualidade para repetir. Trabalhamos muito duro após o último jogo na Argentina e sabemos onde queremos melhorar. É um processo contínuo que nos exige sempre estarmos no melhor da forma física e corrigindo nossos erros dia após dia”, comentou o argentino Maximiliano “Chinchu” Bustos, auxiliar técnico dos Cobras e um dos treinadores que conduzirá o time brasileiro nesse domingo, com a ausência do head coach Emiliano Caffera, que está em Portugal com a seleção brasileira feminina.
No último sábado, os Cobras foram superados em Córdoba (Argentina) pelo atual campeão sul-americano, o Dogos. “Voltamos a jogar em casa e isso é muito importante para nós. Estamos otimistas, mas com o pé no chão. Temos muito a corrigir desde o jogo passado e sabemos da qualidade dos uruguaios. Vamos acertar os detalhes, recuperar a confiança e fazer o nosso melhor jogo”, falou o capitão Cléber “Gelado” Dias. O Peñarol, por sua vez, venceu em casa na sexta-feira passada os chilenos do Selknam.
Nos outros duelos da rodada, os argentinos do Pampas recebem em Buenos Aires os paraguaios do Yacare, na sexta-feira, ao passo que o sábado terá o Selknam recebendo em Santiago o Tarucas, da Argentina.
O jogo será o primeiro dos Cobras em São Paulo no ano. Ao todo, os Cobras jogarão três partidas no Estádio Du Cambusano, em Jacareí, e três no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, totalizando 6 jogos em casa. Cada time faz 12 partidas na primeira fase do Super Rugby Américas, com os 4 melhores avançando às semifinais. O Cobras Brasil Rugby é a franquia base da seleção brasileira, mas que conta com alguns atletas estrangeiros também.
X
16/03 – 12h30 – Cobras x Peñarol
– Estádio Nicolau Alayon (São Paulo) – Ao vivo na ESPN2 e Disney +
Árbitro: Mauro Rossi | Assistentes:
Juan Manuel Martínez,
Luca Saccomano | TMO:
Maximiliano Miranda
Cobras : 15
João Amaral, 14
Daniel “Maranhão” Lima, 13
Fernando Luna, 12
Robert Tenório, 11
Andrei Santana, 10
Lucas “Zé” Tranquez, 9
Felipe “Felipinho” Gonçalves, 8
André Arruda, 7
Cleber “Gelado” Dias (c), 6
Renato Santos, 5
Hélder “Big Mike” Lúcio, 4
Ben Donald, 3
Javier Coronel, 2
Endy Willian Pinheiro, 1
Brendon Alves;
Suplentes: 16 Henrique Ferreira, 17
Aquiles Schlüter, 18
Tiago Santos, 19
Adrio de Melo, 20
Manuel “Pelusa” Todaro, 21
Rodolfo Martins, 22
Rodrigo “Diguinho” Santos, 23
Lorenzo Massari;
Peñarol: 15
Baltazar Amaya, 14
Ignacio Facciolo, 13
Bautista Farise, 12
Joaquín Suárez Soto, 11
Joaquín Manuel Alonso, 10
Icaro Amarillo, 9
Tomás Di Biase, 8
Carlos Deus (c), 7
Lucas Bianchi, 6
Santiago Civetta, 5
Manuel Rosmarino, 4
Felipe Aliaga, 3
Bautista Vidal, 2
Guillermo Pujadas, 1
Mateo Sanguinetti;
Suplentes: 16 Joaquín Myzska, 17
Mateo Perillo, 18
Juan Francisco Aguirre, 19
Bautista Andrea Viero, 20
Franco Bertini, 21
Santiago Álvarez, 22
Felipe Etcheverry, 23
Alfonso Perillo;
Demais partidas
14/03 – 20h00 Pampas x Yacare XV
Disney+
16/03 – 14h30 Selknam x Tarucas
– Disney+
Classificação
Foto: Bruno Ruas @ruasmidia