
Jacareí recebe a Festa do Rugby nesse sábado, com muitas atrações para o primeiro jogo em casa do Cobras Brasil Rugby
Pelo Super Rugby Américas, a liga sul-americana masculina de Rugby XV, o Estádio Du Cambusano, em Jacareí (SP), recebe Cobras Brasil Rugby contra Selknam (Chile), no dia 22, às 15h30, com entrada gratuita. Jogo ao vivo na ESPN2 e Disney+
O Super Rugby Américas começou! A grande liga sul-americana já teve sua largada e se aproxima de Jacareí. Nesse sábado, dia 22, o Cobras Brasil Rugby, a franquia brasileira que disputa a competição, fará seu primeiro jogo em casa na temporada e terá como palco o Estádio Du Cambusano, em Jacareí (SP), com o apoio da prefeitura da cidade. O jogo será válido pela segunda rodada da competição e o oponente do time brasileiro será o Selknam, do Chile, que traz consigo muita rivalidade, pois Brasil e Chile serão concorrentes diretos na luta por vaga na Copa do Mundo de 2027. Tanto Cobras como Selknam são a base das seleções dos dois países.
Grande evento em Jacareí
Os jogos de Rugby no Estádio Du Cambusano serão eventos culturais e esportivos para todas as idades e abertos gratuitamente ao público da cidade. Os portões serão abertos às 12h e haverá festival de food trucks, banda de pagode (Banda Pagodinho dos Amigos com Raphinha), pula pula inflável, cama elástica e óculos de realidade virtual da Tojan, que permitirá ao público experimentar como é estar no campo de Rugby. A programação vai até 19h e faz parte do Pré Carnaval da cidade.
“Hoje o Rugby é uma modalidade esportiva que faz parte da vida dos jacareienses. Será uma honra receber uma competição internacional de tamanha importância para o nosso país e especialmente para Jacareí, uma cidade acolhedora e que tem com o Rugby uma relação de muita paixão”, falou o Secretário de Esportes e Recreação, Carlos Eduardo Dudi. Jacareí é a cidade do campeão brasileiro de rugby, o Jacareí Rugby.
Cobras e Selknam revalidam rivalidade
A primeira rodada do Super Rugby Américas não foi positiva para brasileiros e chilenos, que chegam a Jacareí sedentos pela primeira vitória. O Selknam foi derrotado no Paraguai pelo Yacare XV por 29 a 26, ao passo que os Cobras foram superados pelos argentinos do Tarucas por 45 a 6 em Tucumán. Com isso, as duas equipes precisam da vitória para subirem na classificação. O Super Rugby Américas conta com um total de 14 rodadas, de fevereiro a maio, com cada time indo a campo 12 vezes. Os 4 melhores avançarão às semifinais, que serão em junho.
“Fizemos um jogo ruim na primeira rodada e a semana de preparação não foi a que eu gostaria. Ainda assim, fizemos 20 minutos bons, até os argentinos encontrarem o caminho dos tries explorando nossa fraqueza. Jogamos em casa agora e nossos treinos foram muito melhores”, comentou o treinador uruguaio dos Cobras, Emiliano Caffera. “Teremos um jogo bom agora, melhor que o anterior, e o que não poderá faltar é atitude. A presença do público vai nos empurrar”, completou.
Em 2023, os Cobras tiveram vitória sobre o Selknam, mas em 2024, atuando em Jacareí, a vitória foi chilena. Agora, os atletas esperam dar a volta por cima, como comentou o vice capitão Lorenzo Massari. “Tivemos um começo de campeonato indesejado, mas trabalhamos muito forte para encontrarmos nossas identidade e jogarmos com muita personalidade. Será um jogo muito físico, pois os dois times começaram perdendo. Daremos nosso melhor para reencontrarmos o caminho das vitórias”.
Rodada com clássicos
A segunda rodada do Super Rugby Américas ainda contará com mais duas partidas. Na sexta, 20h, os uruguaios do Peñarol encaram os paraguaios do Yacare XV valendo a liderança da competição, ao passo que no sábado, às 17h30, tem o clássico argentinos entre Dogos e Pampas, em Córdoba. Ambos terão exibição pelo Disney+.
X
22/02 – 15h30 Cobras x Selknam
– Estádio Du Cambusano (Jacareí) – ESPN2 e Disney+
Árbitro: Juan Manuel López | Assistentes:
Gonzalo de Achával e
Lucas Saccomano | TMO:
Andrés Sutton
Cobras: 15
João Amaral, 14
Daniel “Maranhão” Lima, 13
Fernando Luna, 12
Lorenzo Massari, 11
Robert Tenório, 10
Augusto “Polaco” Guillamondegui, 9
Rodrigo “Diguinho” Santos, 8
André Arruda, 7
Adrio de Melo, 6
Manuel Todaro, 5
Hélder “Big Mike” Lúcio, 4
Cléber “Gelado” Dias, 3
Javier Coronel, 2
Henrique Ferreira, 1
Aquiles Schluter;
Suplentes: 16 Endy Willian Pinheiro, 17
Brendon Alves, 18
Vicente Galvão, 19
Ben Donald, 20
Gabriel “Fúria” Oliveira, 21
Rodolfo Martins, 22
Felipe “Felipinho” Gonçalves, 23
Lucas “Zé” Tranquez;
Treinador: Emiliano Caffera
Selknam: 15
Tomás Salas, 14
Federico Kennedy, 13
Domingo Saavedra (c), 12
Nicolás Saab, 11
Felipe Méndez, 10
Juan Cruz Reyes, 9
Benjamín Videla, 8
Joaquín Milesi, 7
Alfonso Escobar, 6
Martín Sigren, 5
Agustín Toht, 4
Santiago Pedrero, 3
Iñaki Gurruchaga, 2
Raimundo Martínez, 1
Javier Carrasco;
Suplentes: 16 Jorge Delgado, 17
Nahuel Debiassi, 18
Norman Aguayo, 19
Bruno Sáez, 20
Andrés Kuzmanic, 21
Marcelo Torrealba, 22
Rodrigo Araya, 23
Marco Alvano;
Treinador: Jake Mangin
Classificação
Foto: Gaspafotos