Yaras partem para o Canadá em busca do Top 8 do Circuito Mundial de Rugby Sevens

Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens disputa nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro a 4ª etapa do SVNS 2024-25, a 1a divisão do Circuito Mundial, que conta com um total de 7 torneios entre dezembro de 2024 e maio de 2025

 

O Brasil está em busca do Top 8 do mundo no Rugby Sevens feminino. As Yaras viajam nesse domingo ao Canadá para disputarem a etapa de Vancouver do SVNS, a 4ª da temporada 2024-25, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. O SVNS, a 1ª divisão do Circuito Mundial, reúne as 12 melhores seleções do planeta e o Brasil ocupa no momento o 9º lugar geral, apenas 3 pontos abaixo da Irlanda, a 8ª colocada. Para as brasileiras, é crucial terminar as 6 primeiras etapas no Top 8 do mundo, uma vez que, pelo regulamento, aos 8 melhores após 6 etapas seguirão na luta pelo título mundial na 7ª e última etapa, que será jogada em maio em Los Angeles (EUA). Já as 4 piores terão que encarar também em Los Angeles as 4 melhores da 2ª divisão mundial, valendo a permanência na elite.

Na 3ª etapa, em Perth (Austrália), em janeiro, o Brasil conquistou o 7º lugar do torneio e espera seguir no embalo agora em Vancouver. Para o torneio canadense, as Yaras mantiveram a base do elenco que esteve em ação no mês passado, mas com novidades. A treinadora neozelandesa das Yaras, Crystal Kaua, ressaltou a evolução do elenco nas últimas semanas: “Estamos empolgadas para irmos ao Canadá e as atletas estão muito empolgadas. Nos treinos, várias bateram suas melhores marcas físicas. Tivemos melhores desde o mês passado, o que me deixa muito feliz. O que quero agora é jogarmos um estilo, aberto, rápido e destemido. Nosso grupo é duro com Canadá, Austrália e Espanha, ou seja, cada jogo conta, cada ponto conta contra os melhores times do mundo, mas queremos imprimir nossa marca nos jogos”, falou a treinadora.

Bianca Silva, a capitã da temporada, retorna ao time após se ausentar por lesão do torneio passado, enquanto a olímpica Marcelle Souza também retorna após lesão para fazer seu primeiro torneio na temporada. Voltam também Giovanne Barth, jovem paranaense, e a veterana Marina “Tchoba Fioravanti. Do elenco que esteve em Perth, 9 das 13 atletas permaneceram para o torneio no Canadá. Gabi Lima, Anne, Lohana e Gisele são as ausências.

Os jogos terão transmissões ao vivo do Disney+.

 

4ª etapa do SVNS 2024-25, em Vancouver

A: Austrália, Canadá, Brasil e Espanha

B: Nova Zelândia, EUA, ☘️Irlanda e China

C: França, Grã-Bretanha, Japão e Fiji

 

Classificação após 3 etapas:

Nova Zelândia, 56 pontos

Austrália, 54 pontos

França, 48 pontos

Estados Unidos, 40 pontos

Canadá, 32 pontos

Japão, 30 pontos

Grã-Bretanha, 25 pontos

8 ☘️Irlanda, 17 pontos

Brasil, 14 pontos

10 China, 13 pontos

11 Fiji, 08 pontos

12 Espanha, 05 pontos

 

Convocadas do Brasil:

Thalita Costa (Delta)

Thalia Costa (Delta)

Bianca Silva (c) (Leoas)

Yasmim Soares (Melina)

Marina “Tchoba” Fioravanti (Poli)

Mariana Nicolau (São José)

Isadora Lopes (Melina)

Raquel Kochhann (Delta | Charrua | Desterro)

Leila Silva (Leoas)

Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)

Marcelle Souza (El-Shaddai)

Andressa Alves (El-Shaddai)

Giovanna Barth (Maringá)

 

Foto: World Rugby