Calendário internacional de 2025 para as Seleções Brasileiras

O ano de 2025 será de muita ação e de potencial recorde no número de jogos internacionais no Rugby XV para as seleções brasileiras. Até hoje, o ano de 2017 foi de recorde em jogos oficiais das seleções no Rugby XV com um total de 14 partidas (12 da seleção masculina adulta e 2 da seleção masculina juvenil). Em 2025, o número de jogos das seleções de Rugby XV, entre masculino (adulto e juvenil) e feminino poderá passar de 20.

O calendário ainda conta com jogos a definir, que dependem dos resultados das seleções ao longo do ano. As Yaras têm planejados ao menos 7 partidas internacionais (com pelo menos 5 test matches, isto é, jogos valendo pontos no Ranking Mundial) antes da história participação na Copa do Mundo, em agosto, com mais 3 jogos pela frente. O ano será, de longo, o maior na história da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV.

Já os Tupis terão entre 1 e 2 amistosos (com pelo menos 1 test match) antes de encararem as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027 a partir de julho. A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV tem como base a franquia dos Cobras, que fará de 12 a 14 jogos no Super Rugby Américas (a liga sul-americana profissional) entre fevereiro e junho. A partir de junho, a maioria dos atletas dos Cobras trocarão a camisa pela dos Tupis com amistosos seguidos dos jogos decisivos de olho na Copa do Mundo. O Brasil encarará jogos de ida e volta contra o Chile pelas semifinais em julho e, se vencerem, decidirão vaga direta na Copa do Mundo em setembro contra o Uruguai. Vitória contra o Uruguai levaria o Brasil ao Mundial, ao passo que a derrota faria os Tupis encararem o 4º colocado da zona do Pacífico em outubro, igualmente valendo vaga no Mundial. Por outro lado, derrota contra o Chile levaria o Brasil a encarar o Paraguai em outubro por vaga na Repescagem Mundial, que valerá a última vaga no Mundial, em novembro. O perdedor entre América do Sul e Pacífico também irá à Repescagem de novembro.

Por sua vez, os Curumins, isto é, as seleções masculinas juvenis, terão três janelas de ação ao longo do ano no Rugby XV.

Já o Rugby Sevens será de muita ação para as Yaras, que batalham na primeira divisão do Circuito Mundial (SVNS), enquanto os Tupis jogarão a segunda divisão mundial (o Sevens Challenger). Ambas as equipes ainda terão o Sul-Americano pela frente em maio, mas o maior destaque regional será a inclusão do rugby sevens nos Jogos Pan-Americanos Juvenis, que acontecerão no Paraguai em agosto com participação das Yarinhas (a seleção brasileira feminina juvenil).

 

SELEÇÕES – RUGBY SEVENS

 

SELEÇÕES – RUGBY XV

 

FRANQUIA:COBRAS BRASIL RUGBY – SUPER RUGBY AMÉRICAS

(Rugby XV masculino)