Cobras Brasil Rugby confirma elenco para temporada 2025 do Super Rugby Américas
Franquia brasileira na liga profissional sul-americana, os Cobras contarão com plantel de 41 jogadores, incluindo 36 que atuam ou podem atuar pelos Tupis (a Seleção Brasileira)
Os Cobras têm elenco para a temporada 2025 do Super Rugby Américas, a liga profissional sul-americana de Rugby XV masculino. Comandados pelo mesmo treinador da seleção brasileira, o head coach uruguaio Emiliano Caffera, os Cobras contarão com 41 atletas, dos quais 36 estão aptos a jogarem pelos Tupis nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027. A fase decisiva das eliminatórias será no segundo semestre de 2025 e o Brasil luta por classificação inédita.
“Trouxemos alguns atletas de fora para ajudarem à equipe, mas a base do elenco seguirá sendo os jogadores que vem atuando pelos Tupis. O projeto dos Cobras ajuda a fazer crescer a seleção de olho nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Jogaremos em julho por vaga inédita no Mundial e precisaremos crescer até lá. Com isso, o primeiro semestre dos Cobras ajudará a elevar nosso nível de jogo e queremos entregar a melhor campanha brasileira na história do Super Rugby Américas”, comentou Emiliano Caffera.
Anunciados na última semana, cinco atletas estrangeiros foram contratados para defenderem os Cobras. São eles o neozelandês Aoturoa Seeling (vindo do Bay of Plenty, do NPC, o Campeonato Neozelandês) e quatro argentinos: Matías Vidal (originário do Estudiantes de Paraná, da Argentina, mas que atuava em 2024 pelo Steaua Bucareste, da Romênia), Manuel Todaro (vindo do Universitario de Rosario, mas que atuou na franquia argentina do Dogos no Super Rugby Américas 2024), Augusto Guillamondegui (vindo do Córdoba Athletic) e Fernando Luna (originário também do Córdoba Athletic, mas que estava em 2024 no Industriales, da Espanha).
Entre os atletas brasileiros, 25 atuaram pelos Cobras em 2024, ao passo que Moisés Duque, atleta com mais jogos na história da seleção brasileira, retorna aos Cobras após temporada no rugby português. Todos esses 26 atletas do elenco já atuaram pelos Tupis em partidas oficiais do Rugby XV. Além deles, entre os novatos nos Cobras, Nicolas já defendeu os Tupis em novembro de 2024, ao passo que Andrei e Aramis defenderam o Brasil no rugby sevens adulto no Pré Olímpico. Por sua vez, Vicente esteve com o Brasil XV (a seleção de desenvolvimento) em amistoso contra a Argentina XV neste ano. Boi defendeu os Curumins (seleção brasileira juvenil) em 2023 e 2024 e Diguinho em 2023, enquanto Luiz foi beneficiário em 2023 da Bolsa Michel Etlin, tendo feito estágio no rugby sul-africano. Após João Amaral em 2024, Luiz Felizardo é o segundo bolsista que foi à África do Sul a integrar os Cobras.
Cobras Brasil Rugby – elenco 2025
*atletas estrangeiros vindos do exterior
(em parênteses, o clube brasileiro onde o atleta também atua)
Primeiras linhas
Aoturoa Seeling*
Aquiles “Kiki” Schlüter (Joaca, SC)
Brendon Alves (Pasteur, SP)
Endy Willian Pinheiro (Curitiba, PR)
Henrique Ferreira (Pasteur, SP)
João Guilherme “Boi” Arraez (Jacareí, SP)
João Lucas Marino (Jacareí, SP)
Matías Vidal*
Tiago Santos (Charrua, RS)
Vicente Galvão (Farrapos, RS)
Segundas linhas
Ben Donald
Gabriel “Fúria” Oliveira (Jacareí, SP)
Gabriel Paganini (Poli, SP)
Hélder Bryan Lúcio (Poli, SP)
Terceiras linhas
Adrio de Melo (Pasteur, SP)
André Arruda (Desterro, SC)
Cleber “Gelado” Dias (Poli, SP)
Luiz Felizardo (Poli, SP)
Manuel Todaro*
Matheus “Nego” Cláudio (Jacareí, SP)
Rafael “Latrell” Teixeira (São José, SP)
Renato Santos (Pasteur, SP)
Rodolfo Martins (Curitiba, PR)
Halfbacks (scrum-halves e aberturas)
Aramis Padilla (SPAC, SP)
Augusto Guillamondegui*
Felipe Gonçalves (Pasteur, SP)
João Amaral (SPAC, SP)
Lucas Spago (Pasteur, SP)
Nicolas Azevedo (Jacareí, SP)
Rodrigo “Diguinho” Santos (Jacareí, SP)
Centros
Andrei Henrique Santana (Jacareí, SP)
Fernando Luna*
Lorenzo Massari
Moisés Duque (São José, SP)
Robert Tenório (Poli, SP)
Victor “Feijão” Silva (São José, SP)
Back three (pontas/fullbacks)
Ariel Rodrigues (Poli, SP)
Daniel “Maranhão” Lima (Poli, SP)
Lucas “Zé” Tranquez (Poli, SP)
Sérgio Luna (SPAC, SP)
Widson “Cafu” Menezes (SPAC, SP)
Foto: Bruno Ruas @ruasmidia