Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens é convocada para início do Circuito Mundial

Temporada 2024-25 do SVNS, o Circuito Mundial de Rugby Sevens, começará no dia 30 de novembro com a 1ª etapa acontecendo em Dubai (Emirados Árabes). O Brasil está entre as 12 melhores seleções do mundo e tem seu time convocado

 

As Yaras, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens, começarão nova jornada na elite mundial no próximo dia 30 de novembro, em Dubai, com a 1ª etapa do SVNS 2024-25, o Circuito Mundial, que conta com 7 etapas, disputadas de novembro a maio. O Brasil disputará pela quinta temporada consecutiva a 1ª divisão mundial, sendo uma das 12 melhores seleções do planeta.

Para a estreia na temporada, a nova treinadora das Yaras, a neozelandesa Crystal Kaua, convocou 13 atletas, mantendo a base do time que disputou os Jogos Olímpicos de Paris. Ao todo, são 10 jogadoras olímpicas e apenas 3 novidades: Camilla Ísis, que já esteve no SVNS, Annae Oliveira e Giovanna Barth, que debutarão na competição. A outra novidade é Bianca Silva como capitã das Yaras, herdando a braçadeira que foi de Luiza Campos durante a maior parte da temporada passada. Luiza estará envolvida no fim de ano na seleção de Rugby XV.

“Em apenas cinco semanas, esta equipe percorreu um longo caminho. Embora não saibamos onde estamos até jogarmos, estamos animadas com o progresso que fizemos. Estamos empolgadas para estrear a Anne e a Giovanna. Giovanna é forte e incansável, enquanto Anne traz velocidade e potência, ambas com um enorme potencial. É emocionante ver nossas jogadoras mais jovens aproveitando as oportunidades. Bianca, nossa capitã, é calma sob pressão e uma das melhores do mundo em seu papel. Ela será capitã ao lado de Mari Nicolau como vice-capitã, que traz confiança silenciosa e força em campo. Juntas, com nossas jogadoras experientes, elas guiarão bem a equipe”, comentou a treinadora.

Na etapa de Dubai, o Brasil enfrentará a Nova Zelândia (ouro em Paris) e o Canadá (prata em Paris), além do Japão, em grupo que será desafiador para as Yaras. “Com duas medalhistas olímpicas em nosso grupo, não será fácil. Mas estamos prontas para o desafio e animadas e determinadas a nos expressar e dar o nosso melhor”, finalizou Crystal Kaua.

O mesmo elenco seguirá para a Cidade do Cabo (África do Sul) para a segunda etapa, que ocorrerá logo na sequência, nos dias 7 e 8 de dezembro. Depois, o time terá uma pausa e voltará a campo com a 3ª etapa de 24 a 26 de janeiro, em Perth (Austrália). As seleções lutarão ponto a ponto até a 6ª e última etapa da fase de liga, que será jogada em Singapura, nos dias 5 e 6 de abril. Após a 6ª etapa, as 8 melhores seguirão para o torneio final, em Los Angeles (EUA), valendo o título do “Championship”, enquanto as 4 últimas colocadas enfrentarão as 4 melhores da 2ª divisão por 4 vagas na 1ª divisão de 2025-26.

 

Convocadas para as 2 primeiras etapas do SVNS:

Mariana Nicolau (São José)

Raquel Kochhann (Charrua / Delta)

Thalia Costa (Delta)

Thalita Costa (Delta)

Bianca Santos (C) (Leoas de Paraisópolis)

Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)

Gabriela Lima (El-Shaddai)

Giovanna Barth (Maringá / Jacareí)

Yasmim Soares (Melina)

Anne Oliveira (El-Shaddai)

Marina “Tchoba” Fioravanti (Poli)

Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)

Isadora Lopes (Melina)

 

Etapa de Dubai

A: Austrália, Irlanda, Fiji e China

B: França, EUA, Grã-Bretanha e Espanha

C: Nova Zelândia, Canadá, Japão e Brasil

 

30/11

02h00 – Nova Zelândia x Brasil

04h15 – Canadá x Brasil

08h45 – Japão x Brasil

 

Temporada 2024-25

Etapa 1 – Dubai (Emirados Árabes) – 30/11 e 01/12

Etapa 2 – Cidade do Cabo (África do Sul) – 07 e 08/12

Etapa 3 – Perth (Austrália) – 24 a 26/01

Etapa 4 – Vancouver (Canadá) – 21 a 23/02

Etapa 5 – Hong Kong (China) – 28 a 30/03

Etapa 6 – Singapura (Singapura) – 05 a 06/04

Etapa 7 (FINAL) – Los Angeles (EUA) – 03 e 04/05

 

Foto: World Rugby