Brasil bate Paraguai e garante o bronze do Sul-Americano sub 19 de Rugby XV

Curumins jogaram no Paraguai neste domingo, dia 17, e conquistaram o 3º lugar no Campeonato Sul-Americano Masculino M19, com o Brasil triunfando por 21 a 0

 

Neste domingo, dia 17, Brasil e Paraguai se enfrentaram no Estadio Héroes de Curupayti, em Asunción (Paraguai), pela disputa do bronze do Sul-Americano M19, principal competição no ano para os Curumins. Foi o terceiro encontro em brasileiros e paraguaios no Paraguai na categoria em 2024 e a terceira vitória brasileira, com a maior margem de pontos do ano.

O primeiro tempo foi apertado, com poucas oportunidades dos dois lados, mas com superioridade brasileira em posse de bola e território. O placar só saiu do zero aos 24 minutos com try brasileiro com o capitão João “Boi” Arraez, que finalizou no pick and go, após sequência de fases, mostrando a força dos avançados brasileiros. Aos 32′, o Paraguai desperdiçou penal e o duelo foi ao intervalo em 7 a 0 para os Curumins.

No segundo tempo, o Brasil brilhou com sua linha. Primeiro, João Gabriel fez linda corrida para o segundo try, que se provou decisivo. O Paraguai não conseguiu mais reagir e os Curumins liquidaram o jogo com try de Andrei, também na velocidade após roubada de bola.

“A satisfação pela vitória é enorme e o resultado concretiza um grande ano que tivemos, com muitas atividades para nossos juvenis”, comentou o treinador Leandro Gevaerd, ressaltando que 2024 foi a temporada com mais partidas que os Curumins já realizaram na história. “Tivemos Sul-Americano M18, gira ao Paraguai e amistosos contra os ingleses de Clifton, além de cinco interacademias muito proveitosos, dando experiências de jogo valiosas aos nossos atletas. É a consolidação desse planejamento que colhemos. E que tem impacto no ano que vem, pois no próximo Sul-Americano M19 enfrentaremos o vice campeão de 2024, o que nos da melhores perspectivas. Nosso grupo é jovem e muitos dos atletas de 2024 estarão em 2025. Construiremos o plano para reduzirmos a distância para Chile e Uruguai”, acrescentou. “No jogo de hoje, conseguimos neutralizar as ações ofensivas do Paraguai, sendo dominantes o jogo todo na defesa. Fomos um pouco indisciplinados na manutenção da bola no ataque, mas soubemos recuperar a posse de bola e aproveitar as oportunidades para somarmos pontos. Foram dois tries no segundo tempo nascidos em roubadas de bola, mostrando que evoluímos bem no aspecto da transição de ataque. Por fim, o scrum, que era nossa fragilidade, também evoluiu”.

Na final, o Uruguai venceu o Chile por 19 a 12 e garantiu a classificação ao World Rugby U20s Trophy, a 2ª divisão mundial de 2025.

 

Campeonato Sul-Americano M19 – em Asunción

3º lugar – 17/11 – 16h30 (hora de Brasília)

Brasil 21 x 00 Paraguai

Local: Estádio Héroes de Curupayti –  Asunción

Árbitro: Sebastian Toledo

Brasil:

Tries: João “Boi” Arraez, João Gabriel e Andrei

Conversões: Lyan (3)

15 Lyan Aquino (Jacareí), 14 Bryan Carriel (Jacareí), 13 Andrei Henrique Santana (Jacareí), 12 Kleber Baracho (São José), 11 Eduardo dos Santos Silva (Leões de Paraisópolis), 10 João Gabriel Ribeiro (São José), 9 Gustavo Gobeti (Pasteur), 8 Gabriel Mohalem (São José), 7 Dinei Marco (Buenos Aires, Argentina), 6 Carlos Eduardo de Souza (Jacareí), 5 Iago Matias de Oliveira (SPAC), 4 Francisco da Ros (Desterro), 3 João Guilherme Arraez (c) (Jacareí), 2 Kaiky Araújo (Jacareí), 1 Rafael de Jesus (Taubaté);

Suplentes: 16 Túlio Oliveira (São José), 17 Marcus Vinicius de Andrade (Jacareí), 18 Derick Estevão (Iguanas), 19 Luca Wiesenthal (Santa Barbara, EUA), 20 Cauã Oliveira (Jacareí), 21 Gustavo Henrique Gonçalves (Jacareí), 22 Guilherme Philipe Pires (Maringá), 23 Richard Gonçalves (Jacareí);

Foto: URP