Jacareí (SP) bate Farrapos (RS) e é campeão do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV

Neste sábado, dia 12, o Campo do Balneário, conhecido como a “Toca do Jacaré”, foi o palco da grande final do Super 12 e o clube local se sagrou campeão com vitória por 26 a 15 sobre o Farrapos, de Bento Gonçalves (RS)

 

Pela segunda vez em sua história, o Jacareí é campeão do Super 12, o Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. O clube do Vale do Paraíba paulista se sagrou campeão ao derrotar na grande final, neste sábado, os gaúchos do Farrapos, que buscavam título inédito. Em 2017, o único título brasileiro dos Jacarés na categoria tinha ocorrido justamente diante do Farrapos e, novamente, o desfecho com a vitória paulista, desta vez por 26 a 15.

O Farrapos encarou um desafio duríssimo ao encarar a grande final apenas uma semana depois de derrotar o Pasteur, de São Paulo, em jogo que havia sido adiado da última rodada da fase de classificação. Para tornar a vida do clube alviverde ainda mais complicada, o deslocamento até Jacareí foi desgastante e, mesmo assim, os gaúchos mantiveram o jogo em aberto até o fim.

O Jacareí já havia derrotado o Farrapos neste ano por 20 a 3 e conhecia bem o caminho para a vitória. O jogo começou com try logo no início, de Felipe “Locão”, em pick and go, mostrando a força do pack jacareiense. Atual campeão da Copa do Brasil e do Brasil Sevens, o Farrapos logo respondeu mostrando sua força com try de Guilherme Coghetto em linda jogada da linha gaúcha, com Javi chutando para Duda servir o ponta com carreira na seleção brasileira.

Os Jacarés souberam controlar posse de bola e território e foram premiados com novo try antes do intervalo, novamente com Felipe “Locão”, desta vez em maul devastador após lateral. 14 a 7 na pausa.

O segundo tempo largou com o Farrapos encostando no placar por meio de penal chutado por Facundo. Porém, os Jacarés voltaram a ser eficientes ao entrarem nas 22 de ataque e, aos 43′, veio o terceiro try. Após pressão com uma série de fases dos avançados, o abertura Nicolas encontrou o espaço na defesa verde e mergulhou no in-goal.

Com vantagem de 21 a 10, o Jacareí parecia rumo a uma vitória contundente, mas os gaúchos logo responderam com o segundo try após o chute de reinício. Os Jacarés erraram na recepção e Jonas “Grego” cravou o try alviverde. 21 a 15, mantendo a emoção do duelo.Foi somente aos 63′ que o Jacareí deu o golpe decisivo. Nicolas chutou para a ponta e Brayan “Calleb”  marcou o quarto e último try do duelo.

Os dezessete minutos finais da partida foram sem tries, com pressão do Farrapos. O clube gaúcho teve mais território na reta final do jogo, mas parou na defesa dos donos da casa. O Jacareí teve chance ainda com penal desperdiçado, mas que não fez falta. Placar final: 26 a 15 e segundo título na história do clube jacareiense.

O capitão Felipe “Locão”, do Jacareí, falou ao final da vitória: “o primeiro tempo foi muito acirrado e o Farrapos manteve o jogo sempre apertado. No fim, conseguir o try decisivo e mantivemos o resultado. Só quero agradecer a todos do clube, desde à base até diretoria, que só fazem este clube crescer. Hora de comemorar”.

Para Leo, capitão do Farrapos, a final também mostrou a força do clube gaúcho: “infelizmente não conseguimos a vitória e sabíamos que era dificílimo vencer em Jacareí. É um time muito ágil. Mas a certeza é que não faltou garra e coração do nosso lado”.

O Super 12 se encerrou com Jacareí (SP), Farrapos (RS) vice, SPAC (SP), Pasteur (SP),  Poli (SP) e Joaca (SC) na sequência, de 3º a 6º colocados, pelas posições finais do hexagonal. Mantiveram-se ainda no Super 12 para o ano que vem Desterro (SC), Charrua (RS), Curitiba (PR), São José (SP) e Niterói (RJ), enquanto o Piracicaba (SP) foi rebaixado. O time promovido para 2025 é o Engenharia/Leões.

 

Super 12 – Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV

Grande Final

12/10 – 15h00 – Jacareí 26 x 15 Farrapos

Árbitro: Victor Hugo Barboza

Local: Campo do Balneário – Jacareí, SP

 

Campeões brasileiros masculinos de Rugby XV desde 2010 (Era CBRu):

2010 – São José (SP)

2011 – São José (SP)

2012  – São José (SP)

2013 – SPAC (SP)

2014 – Curitiba (PR)

2015 – São José (SP)

2016 – Curitiba (PR)

2017 – Jacareí (SP)

2018 – Poli (SP)

2019 – São José (SP)

2020/2021 – sem competição

2022 – Poli (SP)

2023 – Pasteur (SP)

2024 – Jacareí (SP)

 

Foto: Ícaro Leal