Nota de repúdio sobre caso de racismo em jogo internacional
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vem, por meio desta nota, informar sobre um lamentável episódio de racismo ocorrido contra um dos atletas da seleção masculina M19 durante uma partida amistosa realizada no Paraguai em 26 de julho de 2024.
Infelizmente, não se trata de um caso isolado e a CBRu reforça que repudia veementemente qualquer manifestação de teor racista ou de qualquer teor discriminatório contra qualquer pessoa, independentemente de sua origem étnica, raça, cor, nacionalidade, classe social, gênero ou orientação sexual, especialmente no ambiente do Rugby, um esporte que se destaca por seus valores de respeito, inclusão e fair play.
Acreditamos firmemente que nenhuma forma de discriminação deve ser tolerada. Este tipo de conduta é inaceitável no Rugby, seja no Brasil, na América do Sul ou em qualquer parte do mundo.
A CBRu, junto com a Sudamérica Rugby e todas as federações nacionais e regionais devem se unir e adotar as medidas cabíveis e definitivas para que incidentes lamentáveis desta natureza não se repitam e sejam exemplarmente punidos. É fundamental que todos os envolvidos no esporte trabalhem juntos para promover um ambiente seguro, de respeito e acolhedor para todos os atletas, torcedores e membros da comunidade do Rugby.
Reforçamos também nosso compromisso em dar suporte a nossos atletas e reiteramos nosso compromisso com a luta contra o racismo e a discriminação em todas as suas formas.